Páginas

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO NA SECRETARIA:

De 3ª-feira a 6ª-feira: das 8h às 18h. Sábados e domingos: das 8h até o último jogo da tabela.

NÃO HÁ EXPEDIENTE ÀS 2ªs-FEIRAS.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Pequeninos do Jockey é Tese de Mestrado

O antropólogo Enrico Spaggiari (foto acima) da USP (Universidade de São Paulo) está desenvolvendo sua tese de mestrado, abordando o ensino de futebol para crianças na cidade de São Paulo. Um dos principais focos de seu estudo é o Clube Pequeninos do Jockey.
Leia abaixo um resumo da sua proposta de estudo:

"O futebol brasileiro vem passando por inúmeras mudanças estruturais, tanto no plano do futebol profissional quanto nas suas formas mais lúdicas e cotidianas. Uma dessas mudanças foi a proliferação das escolinhas de futebol em São Paulo (SP), principalmente em bairros próximos às regiões centrais, simultaneamente ao longo processo de periferização da prática do futebol de várzea. Um levantamento inicial no circuito paulistano de futebol varzeano – com base em entrevistas com dirigentes e praticantes – permite afirmar de antemão que, mesmo nos bairros mais periféricos e carentes de infra-estrutura urbana, constata-se a existência de um padrão semelhante ao das escolinhas, apesar de não ser uma modalidade que prepondere nestes espaços. Deste modo, pretendo etnografar o ensino e aprendizado do futebol em escolinhas da cidade de São Paulo para apreender as práticas, representações e formas de sociabilidade características. A partir de uma análise da escolinha e também das relações desta com outros recortes estudados por diferentes pesquisadores, será possível averiguar a dinâmica relacional que caracteriza certos espaços de formação do jovem jogador."

Enrico Spaggiari é mestrando em Antropologia Social – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (Universidade de São Paulo)

Nenhum comentário: