Páginas

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO NA SECRETARIA:

De 3ª-feira a 6ª-feira: das 8h às 18h. Sábados e domingos: das 8h até o último jogo da tabela.

NÃO HÁ EXPEDIENTE ÀS 2ªs-FEIRAS.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Lorentzen e Pequeninos: uma longa amizade

Na tarde de 4 de agosto de 1987, Guimarães e os dirigentes da delegação do Pequeninos do Jockey foram recebidos na Embaixada do Brasil na Noruega, em Oslo. O embaixador da época tinha como secretária a senhora Randi. Ao final da audiência, ao conhecer a realidade e as dificuldades do Clube em manter o seu projeto social, aquela senhora disse a Guimarães que procuraria algum empresário norueguês para ajudar o Pequeninos.
No início do ano seguinte, Guimarães foi chamado para um encontro com o empresário Erling Sven Lorentzen. Em uma conversa muito prática, ficou combinado que todos os anos a Lorentzen Empreendimentos S/A daria ajuda financeira ao Clube para suas participações na Norway Cup.
Desde aquele ano de 1988 a parceria da empresa fundada por Erling Lorentzen se mantém constante e sólida.Erling Lorentzen e sua esposa princesa Ragnhild com Pequeninos do Jockey em 1988, na Norway Cup

Um adolescente contra Hitler
Erling Sven Lorentzen nasceu em Oslo, capital da Noruega, em 23 de janeiro de 1923.
Ele foi o sexto filho de Øivind Lorentzen e de sua esposa Ragna Nilsen.
Quando tinha apenas 17 anos, Erling se apresentou como voluntário para servir na Segunda Guerra Mundial.
A princípio não quiseram aceita-lo devido sua pouca idade. Mas o rapaz mostrou muita disposição em combater as tropas alemãs de Hitler.
Ele atuou no setor médico, ajudando a cuidar de feridos. No final de 1942, contudo, Lorentzen foi obrigado a fugir da Noruega, partindo para a Suécia e depois para a Inglaterra, onde foi treinado por um ano.
No início de 1944, Erling retornou à Noruega e recebeu a tarefa de organizar, treinar e liderar tropas em uma área do país, onde havia uma importante ligação ferroviária entre o sul e o oeste. Lá permaneceu até o fim da guerra, instruindo cerca de oitocentas pessoas, todas equipadas e treinadas para qualquer acontecimento que poderia vir.
Quando a guerra finalmente acabou, Erling Lorentzen resolveu continuar seus estudos, e foi aceito na Harvard Business School, nos Estados Unidos.
Após o término dos estudos, regressou à Noruega para ajudar a administrar os negócios da família, mas também continuou seu serviço militar.
Em maio de 1953, Erling casou-se com a princesa Ragnhild, filha mais velha do Rei Olav V. Logo depois o casal mudou-se para o Rio de Janeiro, onde vive até hoje.
Aqui no Brasil nasceram seus três filhos: Haakon (nascido em agosto de 1954); Ingeborg (fevereiro de 1957) e Ragnhild (maio/1968).

Na rota dos bons negócios

A família Lorentzen tinha forte presença na marinha mercante, com uma linha de navios que ía do Golfo do México até a costa leste do Brasil e da Argentina.
Já no início dos anos 50, pouco antes de se casar, Erling planejou uma visita ao Brasil, para encontrar-se com seus representantes. Na época, eles transportavam gás de petróleo liquefeito do Golfo do México ao Brasil.
A caminho do Brasil, Erling soube que a Esso estava querendo vender sua companhia de distribuição de gás no Brasil. Então, ao invés de visitar seus representantes, ele procurou saber mais a respeito de tal companhia que estava à venda.
Quando os Lorentzen compraram a companhia, Erling mudou-se para o Brasil permanentemente. A companhia cresceu consideravelmente, mas Lorentzen vendeu-a em 1972.
Depois da venda, ele iniciou outros negócios, tais como a Aracruz.
Depois de 37 anos à frente desta produtora de celulose, Erling aposentou-se do conselho de administração da empresa em abril de 2004.

Esporte e projetos sociais

Apesar de sua forte atividade como empresário, Erling Lorentzen jamais abandonou a prática esportiva.
Ele foi o homem que mais vezes venceu a Regata Santos-Rio com o seu barco Saga. Foi tetra-campeão com vitórias em 1966, 1969, 1989 e 1992.
O nome de Erling Lorentzen também deixa fortes marcas em projetos sociais.
Erling (à direita) com a Rainha Sílvia da Suécia (centro) em visita a programas sociais
Além de seu auxílio financeiro anual ao Pequeninos do Jockey, Erling ajuda várias entidades no Rio de Janeiro como a Niterói-Oslo Cooperation, entidade que ganhou do empresário a sua sede própria (foto abaixo).

Nenhum comentário: