INTRODUÇÃO
Ao voltar da Europa em agosto de 2009, comecei a pesquisa dos times que levaria em 2010. A categoria mais indicada seria os garotos nascidos em 1996, já que havia mais ou menos 90 atletas.
Em outubro fiz a primeira reunião. Passei na TV um documentário do programa Esporte Espetacular, da Rede Globo, e após seu término achei que a adesão seria maciça. Mas com o decorrer dos meses percebi que seria muito difícil levar as equipes. Consultei o sr. João Roberto, um dos líderes da equipe 98, se seria viável a ida da garotada para representar o Pequeninos do Jockey e o Brasil no velho continente europeu. João Roberto e demais pais se reuniram e conseguiram trabalhar. Qual não foi minha surpresa, os patrocínios começaram a chegar. O trabalho foi tão perfeito que em pouco tempo as passagens aéreas já estavam pagas, e também parte do kit.
Enquanto isso, o 96 começou a aderir, e a base da equipe confirmou um total de 27 atletas. Já na categoria 98 tivemos 20 atletas confirmados.
Nesse ínterim conhecemos a Monica, uma pessoa que visa mais o ser do que o ter, e foi uma verdadeira líder na organização da viagem. O Paulo também deixou sua contribuição.
A todos os pais que de uma maneira ou de outra também colaboraram, o nosso muito obrigado!
José Guimarães Junior
Presidente
DIÁRIO DE VIAGEM
Dia 04/07 – Fomos para o culto na Igreja Batista do Ferreira agradecer a Deus pelas bênçãos recebidas, pois tudo que tínhamos planejado estava dando certo. A presença foi maciça. Durante o culto, o ex atleta Dani do Pequeninos do Jockey, e que é membro da Igreja, passou um slide sobre sua trajetória no clube. Graças ao seu convívio em nosso meio, jogou durante um ano em Gotemburgo, na Suécia, e dois anos no Chile. Depois de jogar um ano como profissional, encerrou sua carreira. Decidiu estudar Educação Física e assim permanecer no meio do Esporte. Após o culto todos saíram muito felizes. Alguns foram para a lanchonete da Igreja, e outros, para suas casas. Nosso maior problema foi a entrega dos kits. Devido ao atraso dos fornecedores, entregamos parte deles nos dias 03/07, 04/07, 06/07, 08/07 e até mesmo no dia do embarque 09/07. Recebi minha última encomenda às 11h30 em minha residência. Achei isso normal, pois se tudo ocorresse às mil maravilhas tranquilamente, não seríamos brasileiros.
Dia 06/07 – O treinador Cesar havia marcado uma reunião para o dia 07/07, depois antecipou para hoje às 15h00. Cada um teria que trazer um prato de salgado ou doce e um refrigerante. Todos reunidos ele falou sobre a importância do corpo humano, e o comparou a uma equipe em que todos devem participar, pois todos os órgãos são importantes e o atleta também. Após sua brilhante palestra, o Marçal também falou sobre sua trajetória e contribuição no Pequeninos. , fechei a reunião agradecendo todos pela presença e todos saborearam os pratos, logo após alguns foram embora e outros preferiram jogar bola no campo.
Dia 09/07 - Às 13h30 cheguei à Sede. Estava o maior alvoroço. Fotos e mais fotos,fotos e muita alegria dos atletas e pais. Finalmente chegou o grande dia! Às 14h nos dirigimos para o ônibus e houve uma grande queima de fogos saudando o Pequeninos do Jockey. Foi muito bonito. Partimos da sede muito felizes pelo carinho de todos para conosco. O ônibus fez uma viagem tranqüila. Às 15h15 estávamos no aeroporto. Na hora do check in, foi um verdadeiro pandemônio. A maioria das malas ultrapassaram os 32 kgs. Tirava-se algo de uma mala e colocava-se em outra. Foi assim até a última mala. O cúmulo da extravagância foi a mala do João Pedro que estava com 52 kgs! O moço do guichê disse:
- Assim não dá!! O limite é 32 kg e o senhor colocou 52 kg.
Após tanta confusão todos conseguiram embarcar seus pertences. Todos foram dispensados até as 17h00 quando nos encontraríamos no portão 10.
Tudo transcorria normalmente, quando vimos o filho do Rinaldo chorando. Estavam faltando dentro do plástico dele os bilhetes de embarque. Graças a Deus estavam com o pai dele. Tudo resolvido, segui para o embarque. Lá o moço falou que o embrulho (cadeira de balanço) não poderia ir dentro do avião. Sai e fui despachar. Às 18h20 fomos para o avião KLM. Todos acomodados, às 19h05 deixamos o aeroporto de Cumbica com destino a Amsterdam com 20 atletas da categoria 98, mais 27 atletas da categoria 96 e 7 dirigentes.
Dia 10/07 – Após algumas turbulências no decorrer da viagem, às 11h (horário local) chegamos ao aeroporto de Amsterdam. Nos identificarmos e carimbamos os passaportes. Fomos para o guichê 64 a fim de embarcarmos para Helsinki. Na hora do check in marcado no bilhete, percebemos que não havia movimentação. Perguntamos então para uma atendente que passava no local, e ela nos informou que havia tido uma modificação para o guichê 62. Saímos correndo e fomos para o nosso destino.
Às 14h deixamos Amsterdam com o destino a Helsinki. Viagem tranqüila. Às 16h30 chegamos ao aeroporto de Helsinki. Nos dirigimos para a esteira para retirar as malas. Tudo confirmado, nos dirigimos para o saguão do aeroporto. Lá estava a Tina e dois antigos motoristas nossos amigos, nos esperando com dois ônibus para nos levar para o alojamento.
Colocados todos os nossos pertences no ônibus. Chegando ao alojamento perto da praia. Todos acomodados, tomaram banho e jantaram. Às 21h fizemos nossa primeira reunião, e às 23h30 todos foram dormir.
Dia 11/07 – Acordei às 5h pois havia alguns garotos andando pelo alojamento e até assobiando. Questionados, disseram que estavam acostumados a acordar cedo. Perguntei se eles dormiam a partir das 14h e acordavam às 23h. Pedi que fossem dormir novamente e fui descansar. Qual não foi a minha surpresa ao dar uma volta pelo prédio, havia 5 deles que estavam no MSN falando com o Paulo. Perguntei quem havia autorizado eles a saírem do alojamento> Nada me responderam. Disse a todos que estavam suspensos. Voltei ao alojamento, chamei o Cesar e perguntei se ele havia deixado. Ele respondeu que não. Depois que o Cesar conversou com os mesmos, se dirigiu a mim, perguntando se poderia suspender um em cada partida.
As 9h acordei a todos para tomar café e às 11h00 todos foram treinar.
Dia 12/07 – Acordei às 4h. Como era muito cedo voltei a dormir. Às 7h já estava de pé, tomei banho e café. Às 9h acordei a todos, tomaram café. O primeiro a sair foi a equipe 96 para o campo Kapyla 2, local onde o mesmo faria dois jogos.
CPJ’96 4 x 0 JaPS
Gols: Caju (15min e 24min), Douglas (20min e 23min)
Escalação: Lucas Felipe (Yuri Santos), Filé (Victor), Ericsson (Camilo) (Douglas), Michael (Mateus, Kito (Finasi), Wagner (Alisson), Santos (Pedrinho), Douglas, Christian (Tiago), Caju (Paulinho) e Colon (Guilherme)
Após o primeiro jogo, fomos almoçar. Em seguida fomos visitar o Barracão junto com o time 98, que havia almoçado no mesmo horário, e voltamos para o alojamento.
Às 13h15 a equipe 96 fez seu segundo jogo do dia:
CPJ’96 8 x 1 Viikingit
Gols: Caju (4min, 10min, 11min, 27min), Filé (13min), Ericsson (17min), Wagner (20min), Paulo (34min)
Escalação: Lucas Felipe (Luan), Filé (Victor), Ericsson (Nabero), Michael (Helio), Kito (Victor), Wagner (Alisson) (Filé), Santos (Paulo), Douglas (J. Pedro), Christian (J. Victor), Caju (Finasi) e Colon (Yuri Brosch)
O 98 saiu para seu primeiro do jogo do dia às 18h00 no campo de Siltamaki A.
CPJ’98 2 x 0 PPJ/ Eira Valkoine
Gols: Nicola, Esquerdinha
Escalação: Brendon, Anderson, Luis Gustavo, Guilherme (Bruninho), Vinícius, Nicola, Leonardo Fonseca, Birô, Victor Mendonça (Esquerdinha).
Às 20h15 foi o segundo jogo do 98
CPJ’98 0 x 0 GrIFK
Escalação: Brendon, Anderson (Coxa), Luis Gustavo, Lukinhas, Mineiro, Nicola, Bruninho, Esquerdinha e Birô.
Não entendi porque o Rona não começou com a mesma equipe do jogo anterior. Após o jogo voltamos ao alojamento. Eu fui com a Sara, jantei e fiquei à espera dos jogadores 98 que chegaram às 21h50> Jantaram e logo após fizemos uma breve reunião. A seguir todos foram tomar banho e dispensados até às 23h30.
Já com a equipe 96 fiz uma breve reunião. Às 23h30 todos foram dormir.
Às 23h30 encontrei com o dirigente da copa Miikka Hakkinen. Fiz a ele algumas ponderações para melhorar a comida e alguns procedimentos sobre a Copa. Dei a ele alguns presentes, ficou muito agradecido e fomos dormir.
Dia 13/07 – Acordei às 7h. Tomei banho, café, e às 09h00 acordei todo o pessoal. Tomaram café e o 96 está se preparando para tomar banho e fazer seus 2 jogos do dia no campo de Myllipuro, almoçar às 11h30 almoçar e seguir para os jogos.
CPJ’96 2 x 0 Kasiysi
Gols: Caju (19min), Paulo (37min)
Escalação: Lucas Felipe, Filé, Ericsson, Michael, Kito, Wagner (Caio), Santos, Douglas, Christian, Caju (Finasi) e Colon (Paulo)
Após o jogo permanecemos no mesmo local para a segunda partida.
CPJ’96 2 x 0 HJK
Gols: Caju (12min, 35min)
Escalação: Lucas Felipe, Filé, Ericsson, Michael, Kito, Wagner, Santos, Douglas, Christian, Caju e Colon
Os jogos do dia da equipe 98 foram:
• CPJ’98 0 x 0 Kups
Escalação: Brendon, Anderson, Luis Gustavo, Vitinho (Vinícius), Nicola, Esquerdinha (Vitão), Guilherme, Léo, Birô
• CPJ’98 2 x 0 VJS
Gols: Leo (2)
Escalação: Brendon, Anderson, Luis Gustavo, Guilherme, Nicola, Leo, Esquerdinha, Birô e Vitão
Hoje estava programado um jantar para os líderes. Depois fomos informados que o jantar era só para líderes finlandeses. Não deixamos por menos. Nos reunimos e decidimos que os líderes iriam passear pelo centro de Helsinki. Eu fiquei com a garotada, e fomos dormir às 23h. Os líderes ainda não haviam voltado.
Mais tarde, quando levantei para ir ao banheiro, encontrei com o Mikka, da Organização da Copa, e falei para ele que todo dia faltava um complemento no café das crianças. E que precisava tivesse queijo para eles. No dia seguinte pela manhã, já estava o queijo na mesa das crianças.
Dia 14/07 – Acordei às 4h40. Como era muito cedo, voltei a descansar. Às 6h00 já estava de pé. Às 7h30 chamei a categoria 96. O time 98 acordou às 9h. Tomaram café, banho e foram para seus jogos do dia.
O primeiro jogo do 96 foi às 10h.
CPJ’96 2 x 0 PK 35
Gols: (contra 3min), Filé (13min)
Escalação: Lucas Felipe, Filé, Ericsson, Michael, Kito, Wagner, Santos, Douglas, Christian (Paulo), Caju (Colon) e Colon (Finasi)
Permanecemos no mesmo campo, saímos para almoçar e lá mesmo ficaram descansando aguardando o próximo jogo às 14h50.
CPJ’96 5 x 0 Honka
Gols: Paulo (24min), Douglas (25min), Caju (29min), Finasi (35min, 38min)
Escalação: Lucas Felipe (Luan), Filé (Victor), Ericsson (Hélio), Michael, Kito (Guilherme), Wagner (Thiago), Santos, Douglas, Christian (Alisson), Caju (Finasi) e Colon (Camilo)
A equipe 98 deixou o alojamento às 11h00 seguiram para Kallio B para fazer seus 2 jogos.
CPJ’98 1 x 0 HPS
Gol: Nicola
Escalação: Brendon, Coxa, Luis, Lukinhas (Birô) (Bruninho), Nicola, Leo, Vitão (Vitinho), Mineiro (Vinícius) e Esquerdinha
O segundo jogo do dia foi às 17h25:
CPJ’98 0 x 0 Honka
Escalação: Brendon, Guilherme, Anderson, Luis Gustavo, Nicola, Mineiro, Vitão, Leo, Leonardo Prestes (Pedro Ortelli)
Fato do dia - Quando saímos de Myllypuro a Tina ligou para a Mariseth para que elas pegassem o bonde 6 ou 8 e se encontrassem em frente ao metrô, porque si ela viesse até aqui ficaria muito tarde. Houve um desencontro e o passeio não aconteceu, e o passeio de barco seria só para os filandeses , como nada deu certo, elas foram passear pela cidade, jantaram, na volta a guia Tina precisou conversar com os dirigentes do Futs Stars e qual não a surpresa da Mariseth ao encontrar por lá a Claudia e família.
Fiz nossa reunião às 22h, e às 23h fomos dormir.
Dia 15/07 – Acordei, fui tomar café. Como sempre quando falamos que falta alguma coisa no café da manhã, no outro dia falta aquilo que comemos no dia anterior.
O 98 foi para seu único jogo do dia:
CPJ’98 2 x 0 TuWu
Gols: Anderson e contra
Escalação: Brendon, Anderson, Luis, Guilherme, Nicola (Bruninho), Leo, Vitão, Esquerdinha e Biro (Vinícius)
Após o jogo ligamos para a Mariseth para nos encontrar no campo, pois iríamos conhecer a nova presidente da Copa. A Tina pediu que ela pegasse o bonde onde passa o 6 e o 8. Mas ela não mencionou que só poderia pegar o bonde 8. Ficamos esperando; foram chegando vários bondes 8, e nem Mariseth e nem a Luciana estavam dentro. Por fim tínhamos horário marcado com a presidente, e resolvi ir.
A presidente da Copa é uma mulher nova que já organizou outras Copas. Foi convidada a permanecer por cinco anos cuidando da organização da Helsinki Cup.
Depois voltei ao campo para assistir o último jogo do dia do 96.
CPJ’96 1 x 1 OLS
Gol: Camilo (8min)
Escalação: Guilherme (Caio), Nabero, Helio, Victor, Camilo, Alisson (Paulo), Pedrinho (Guilherme), J. Pedro (Yuri), Yuri (Thiago), J. Victor (Finasi) e Luan
Voltamos para o alojamento, e fizemos nossa reunião com a presença do Sr. Markku Roka. Ele trouxe alguns brindes para sortear entre os atletas. Trocamos presentes, e às 22h todos foram dormir.
Dia 16/07 – Acordei às 5h. Às 6h os 98 foram tomar banho. Às 7h saíram para seu primeiro jogo do dia.
CPJ’96 3 x 0 PK 35
Gols: Caju (8min, 38min), Colon (19min)
Escalação: Lucas Felipe, Filé, Ericsson, Michael, Kito, Wagner, Santos, Douglas, Christian, Caju e Colon (Finasi)
Nesta partida o atleta Colon sofreu fratura na tíbia e no perônio. A Mariseth foi para o hospital com o Pedro pai do Bruno Colon e nossa guia Tina, para saber o que realmente tinha acontecido com o pé dele, lá foi constatado fratura no tornozelo e que teria que ser operado, como o pai dele estava com ele, disse que ele voltaria com ele para ser operado no Brasil. Todos sentiram muito...
O 98 jogou no mesmo campo às 13h50 contra uym time espanhol.
CPJ’98 2 x 1 Mercedarios
Gols: Leo, Guilherme
Escalação: Brendon, Anderson, Luis, Guilherme, Nicola, Vinícius, Leo, Esquerdinha, Vitão.
O time do 96 começou seu dia com uma bela vitória:
CPJ’96 4 x 0 EPS
Gols: Douglas (12min), Paulo (32min), Caju (35min, 37min)
Escalação: Lucas Felipe, Filé, Ericsson (Nabero), Michael, Kito (Camilo), Wagner (Alisson), Santos (Caio), Douglas, Christian (Pedro), Caju e Finasi (Paulo)
O 98 jogou às 16h50 no mesmo campo:
CPJ’98 1 x 0 Kups
Gol: Vitão
Escalação: Brendon, Anderson, Luis, Guilherme, Nicola, Vinícius, Leo, Esquerdinha, Vitão.
O 96 fechou seu dia com chave de ouro:
CPJ’96 7 x 0 OLS
Gols: Caju (8min, 12min, 16min, 19min), Douglas (10min), Finasi (11min), Paulo (27min)
Escalação: Lucas Felipe (Yuri Santos), Filé (J. Victor), Ericsson (Nabero), Michael (Helio), Kito (Caio), Wagner (Camilo), Santos (Paulo), Douglas (Yuri), Christian (Guilherme), Caju (Thiago) e Finasi
Dia 17/07 – Acordei às 05h00 e às 07h00 o 96. Tomaram café, quando chegou a Tinna com o Timo Tanner , motorista da Copa para me levar até o Estádio de Palokenta. Assistimos a grande final do 96 às 10h30 :
CPJ’96 1 x 1 PK 35 (4 x 3)
Gol: Caju (12min) – pênaltis: Filé, Caju, Christian e Michael
Escalação: Lucas Felipe, Filé, Ericsson, Michael, Kito, Wagner, Caio (Paulo), Douglas, Christian, Caju e Finasi
Jogo emocionante. Ganhávamos por 1 x 0 quando, faltando 4 minutos para o término, o juiz deu um pênalti para o adversário. Empataram, e fomos para a loteria dos pênaltis. Felizmente tudo acabou bem. Colocamos nosso primeiro troféu da temporada na bagagem.
Os pais estavam em São Paulo muito felizes pela bela temporada feita pelos meninos e o Cesar.
A categoria 98 também conseguiu chegar e segurar seu tão almejado troféu.
CPJ’98 1 x 0 Honka
Gol: Biro
Escalação: Brendon (João Pedro), Anderson (Coxa), Luis, Guilherme (Pedro Henrique), Nicola, Vinícius (Vitinho), Leo, Esquerdinha (Biro), Vitão.
Comentário do Técnico: Jogo difícil o time adversário é da casa e todo ano fica na final, o juiz estava o tempo todo de olho nos nossos meninos, era só encostar em um atleta adversário que lá estava ele nos marcando. Tivemos alguns ataques perigosos e o primeiro tempo acabou 0 x 0. O Vitão, num lance bobo quase foi expulso. Alguns garotos sentiram o cansaço e a pressão, e como não saia o gol, começaram as provocações do time adversário. Primeiro foi o Anderson a sair contundido. Logo depois, num lance com o Brendon próximo do gol, o atleta do time adversário acabou acertando a chuteira no rosto dele. E o juiz cada vez prorrogando o jogo. Quando logo depois escutei o apito final, fiquei aliviado. “Viva o Pequeninos”!!
Tiramos muitas fotos, todos receberam medalhas e fomos para o alojamento acabar de arrumar as coisas para ir para o Porto.
Trouxeram dois ônibus e uma carreta para as malas. Dividimos o grupo e, qual não foi nossa surpresa, esquecemos a Tina no alojamento. Ela foi ao banheiro e não avisou. Todos acharam que ela estava no ônibus 1, e quem estava no ônibus 1 achava que ela estava no 2.
Logo em seguida ela chegou, e rimos muito. Pegamos nossos tickets e entramos no navio Viking Line com as malas. Cada um foi para sua cabine, tomaram banho e ficaram passeando para conhecer o navio. Marcamos de encontrar todos às 20h na porta do restaurante.
Todos se deliciaram tanto no jantar, que alguns estavam até rejeitando a sobremesa por falta de espaço na barriga.
Quando cheguei à porta da minha cabine, estava o Chris (capitão da categoria 96) me esperando para dizer que a balada ia começar às 24h00, se eles podiam ficar até a 01h.
Dia 18/07 - À 1h30 ouvi muito barulho na frente da minha cabine. Levantei e tinha alguns garotos do 98 correndo atrás das meninas e falando alto. Quando me viram saíram correndo; não ficou ninguém para contar estória.
Fiquei de plantão no corredor para esperar algum dirigente chegar. Quando o Cesar chegou, já estava recolhendo os meninos para dormir.
Dia 19/07 – Acordei todos e às 8h tomamos aquele café da manhã. Às 9h40 chegamos em Stockholm. As amigas da Lucia já nos aguardavam com o lanche que levamos para comer no meio caminho (coca-cola, lanche com frios, maçã e café). Às 14h paramos para comer, e às 14h40 seguimos viagem.
Às 17h chegamos em Goteborg. Retiramos as malas e seguimos para o alojamento. Foi um sufoco, pois acabamos ficando no 5º andar e sem elevador. Logo depois, todos tomaram banho e às 19h jantamos. Às 21h30 fizemos nosso check in. Depois fizemos nossa reunião e às 24h todos foram dormir.
Dia 20/07 – Acordei às 5h e me dirigi ao chuveiro na expectativa de que o mesmo estivesse aberto. Ouvi conversas e bati. Me disseram que só abriria às 6h30. Depois tomei um delicioso breackfast. Às 8h45 todos tomaram café. Depois fomos separar o kit feijoada para a Casa Brasileira fazer nossa feijoada no sábado.
Às 13h o Rona foi para o seu primeiro jogo do dia às 15h10. Luciana e Mariseth foram como auxiliares
CPJ’98 4 x 0 Hogaborgs
Gols: Nicola (2), Birô, Vitão
Escalação: Brendon, Guilherme (Esquerdinha), Vitão (Biro) (Vitão), Leo (Vinícius), Nicola (Bruno), Luis (Coxa), Anderson
O Cesar saiu com o 96 para o seu jogo do dia às 15h10 no campo Heden 3
CPJ’96 3 x 0 Gideonsberg
Gols: Kito (3min), Douglas (14min), Christian (30min)
Escalação: Lucas Felipe, Filé, Ericsson, Michael, Kito, Wagner (Caio), Douglas, Christian, Caju (Paulo) e Paulo (Alisson)
No final da tarde, todos tomaram banho, colocaram uniforme branco e às 19h foram para o estádio Ullevi assistir a cerimônia de abertura da Gothia Cup. Levaram os instrumentos, para fazerem aquele samba com batidas que só os brasileiros têm. Eu fiquei no alojamento para evitar visitas inesperadas.
Às 22h começaram a chegar eufóricos com o que viram no desfile. Cada um tinha seu próprio pensamento; o que viram tinha sido deslumbrante. Para alguns tinha sido um sonho realizado.
Às 23h fomos dormir.
Dia 20/07 – Acordei às 6h20. Falei com o Rona para acordar todos às 7h30. Assim que o Luis chegou saí com ele para comprar os tickets do navio para a Dinamarca. Comprei também os selos para colocar nos 1850 postais a serem enviados para o Brasil.
Às 12h30 começaram a se programar para sair para os jogos do dia.
O primeiro a sair foi o 98 com o Rona, Luciana e a Mariseth.
CPJ’98 6 x 0 Beirut
Gols: Guilherme (2), Vitão, Nicola, Leo, Lukinhas
Escalação: Brendon, Guilherme (Pedro Henrique), Luis (Raí), Anderson, Vitão (Pedro Ortelli), Leo (Lukinhas) e Nicola (Vitinho)
A juíza não percebeu que no time adversário havia dois números 7 e dois números 10. Quando acabou o primeiro tempo, emprestei para eles esparadrapo para mudarem as numerações das camisas, para que se alguém levasse amarelo saberíamos.
O segundo jogo foi do 96
CPJ’96 5 x 1 Kvarnby
Gols: Christian (3min), Douglas (5min), Caju (8min, 15min), Thiago (25min)
Escalação: Lucas Felipe (Luan), Filé, Ericsson, Michael, Kito, Wagner (Paulo), Douglas, Christian, Caju (Yuri Brosch), Finasi (Thiago) e Santos (Pedro)
Acabando o jogo fomos com os meninos conhecer o barracão.
Alguns meninos já estavam com dinheiro. O Pedro do 98 estava querendo comprar uma camisa para o pai dele. Eu disse que pagaria sem problema. Daí, perguntei:” qual camisa?” Ele disse: “da Argentina”. Mandei ele para aquele lugar. Paguei e voltamos para o alojamento, e jantamos. Estavam descansando, quando veio a equipe do Marrocos encrencar conosco. Ainda bem que o Luis estava presente e acabou com a festa deles.
Às 19h30 fizemos nossa reunião até às 21h50. Todos os dirigentes foram à Festa dos Líderes. Como sempre , fiquei com a garotada.
Dia 21/07 – Acordei às 5h e às 06h20 tomei meu banho. Quando fui tomar café, no meio do caminho fui abordado pelo Alofe, gerente da Escola, dizendo que os garotos do Pequeninos do Jockey haviam provocado um arrastão de mão dadas. Colocaram a garota na roda para mexer em suas partes íntimas. Numa dessas, uma garota foi se desviar deles e quase foi atropelada. Foi preciso ameaçar chamar a polícia para que eles parassem. O diretor me disse ainda que todos haviam ido para a festa, não deixando nenhum dirigente aqui. Eu disse que não era verdade, que não teria ido à festa e estava sim no meu quarto. Perguntou pelo Luis e disse que logo, logo estaria aqui. Às 7h30 acordei o 96 para tomar café e banho.
Às 8h acordei o 98 para tomar café e banho, e seguir para seu primeiro jogo do dia:
CPJ’98 4 x 0 IFK Göteborg
Gols: Guilherme, Nicola (2), Luis
Escalação: Brendon (João Pedro), Guilherme (Mineiro), Leo (Esquerdinha), Vitão (Leonardo Prestes), Luis, Anderson (Coxa), Nicola
Fui assistir o jogo do 96 contra os ingleses:
CPJ’96 6 x 0 Ivydridge
Gols: Caju (3min, 35min), Ericsson (7min), Finasi (13min, 16min), Camilo (24min)
Escalação: Lucas Felipe (Yuri Silva), Filé, Ericsson, Michael (J. Pedro), Kito (Michael), Wagner (Caio), Douglas, Christian (Nabero), Caju (Finasi), Finasi (Paulo) e Caio (Camilo)
Depois pedi ao Cesar que marcasse uma reunião com todos os jogadores no alojamento às 12h. Comuniquei a eles da minha decepção com a conduta dos mesmos. E que a partir daquele momento haviam acabado todas as regalias. Todos terão que permanecer no alojamento - só sairão para o café, banheiro e jogo. Depois dessas atividades, voltar imediatamente para o alojamento. Mais tarde fui procurado pelo Christian, capitão do 96, dizendo que nem todos eram culpados. Respondi que gostaria de saber quais foram os infratores. Ele me apontou um de cada equipe. Disse a ele que não era verdade e que tinha muito mais envolvidos. Dos 26 somente 7 foram liberados. Suspendi também o 98. Depois descobri que somente 4 seriam os culpados. A partir daquele momento descobri que o grupo é muito imaturo. São garotos que ainda não perceberam a grandiosidade da viagem. O Luiz, nosso guia, também falou dos problemas que podem acontecer se eles não melhorarem a conduta. O Luiz conversou com o gerente da Escola e pediu muitas desculpas.
Às 15h o 98 tomou banho e foi para o seu segundo jogo do dia:
CPJ’98 4 x 1 Bromma
Gols: Leo, Guilherme, Vinícius, Biro
Escalação: Brendon, Guilherme (Pedro Henrique), Leo (Vitinho), Vitão (Biro), Nicola (Vinícius), Anderson (Coxa), Luis
Voltei de carro com o Luiz trazendo o Bruno e o Esquerdinha que estavam machucados. Algum tempo depois chegou o Rona com toda a garotada. Jantaram, tomaram banho, e às 20h30 fizemos nossa reunião. Traçamos nossos planos para o dia seguinte.
Dia 22/07 – Acordei às 5h. Às 08h30 acordei as duas equipes, tomaram banho e café. A primeira equipe a jogar foi a 98 às 11h00 no campo 5:
CPJ’98 6 x 0 Husie IF
Gols: Guilherme, Anderson (2), Biro (2), Pedro Henrique
Escalação: Brendon, Guilherme (Pedro Henrique), Luis, Nicola (Vinícius), Leo (Vitão), Vitão (Biro), Anderson (Coxa)
Após o jogo voltaram para o alojamento, descansaram, almoçaram e foram pro seu segundo jogo do dia às 17h00 no campo 5
CPJ’98 6 x 0 Athletico Lebanon
Gols: Nicola (2), Vitão, Leo, Birô (2)
Escalação: Brendon, Guilherme (Esquerdinha), Anderson (Coxa), Leo (Mineiro), Vitão (Birô), Luis, Nicola (Vinícius)
O 96 fez seu primeiro jogo do dia com vitória:
CPJ’96 4 x 1 IFK Göteborg
Gols: Caju (14min, 23min, 40min, 42min)
Escalação: Lucas Felipe, Filé, Ericsson, Michael, Kito, Wagner, Douglas, Christian (Paulo), Caju, Finasi e Caio
Após o jogo voltaram ao alojamento, jantaram, descansaram e foram para o seu segundo e último jogo do dia às 21h15 no campo 1 do Heden:
CPJ’96 2 x 0 Kaapo Yellow
Gols: Finasi (1min), Caju (32min)
Escalação: Lucas Felipe, Filé (Paulo), Ericsson, Michael, Kito, Wagner, Douglas, Christian, Caju, Finasi e Caio
O 98 jogou às 21h no Heden 6:
CPJ’98 3 x 1 Arka Gdyana
Gols: Vitão, Leo, Vinícius
Escalação: Brendon, Guilherme, Leo (Bruno), Vitão (Biro), Nicola (Vinícius), Luis, Anderson
Após o jogo todos voltaram ao alojamento e fomos dormir. No dia seguinte teríamos partidas decisivas que poderiam nos levar às tão almejadas finais no estádio Gamla Ullevi.
Dia 23/07 – Acordei às 5h. O Cesar acordou às 5h45 e às 06h00 desceu para tomar banho e seguiu para o Heden 2 para seu jogo de 8ªs de final:
CPJ’96 1 x 1 Tucuman (2 x 3)
Gol: Finasi (35min)
Escalação: Lucas Felipe, Filé (Paulo), Ericsson, Michael, Kito, Wagner, Douglas, Christian (Caio), Caju, Finasi e Caio (Paulo)
Voltei ao campo 6 e fiquei esperando a partida do 98 que jogaria as 10h10:
CPJ’98 2 x 2 Kalten Kirchen
Gols: Vitão, Nicola
Escalação: Brendon, Luis, Nicola (Vinícius), Anderson, Leo, Vitão (Biro), Guilherme (Esquerdinha) (Pedro Henrique)
Foi um jogo dificílimo, pois a equipe alemã era bastante alta e tocava muito a bola. Abrimos a contagem com o Vitão, eles empataram e fizeram 2 x 1. Faltando 4 minutos o Nicola empatou, e assim terminou a partida. Fomos para os pênaltis. Foi emocionamente. Eles faziam, e a gente também. Eles erravam, e nós também. Até que no sexto pênalti convertemos e o Brendon pegou. Foi aquela festa. Todos comemorando. Inclusive os suecos invadiram o campo para festejar conosco. Depois de tantos abraços, voltamos ao alojamento. Descansamos, almoçamos, tomamos banho e fomos para a grande final no Gamla Ullevi às 14h30. As duas equipes perfiladas lado a lado, entraram em campo com uma moça em frente de cada time, carregando as bandeiras do Brasil e da Suécia. Tocou o Hino Nacional do Brasil e da Suécia.
CPJ’98 2 x 5 Bromma
Gols: Guilherme, Coxa
Escalação: Brendon, Guilherme (Mineiro), Luis, Anderson, Nicola (Vinícius) (Coxa), Leo, Biro
A equipe do Broma é muito boa, com jogadores altos e bem treinados. A princípio encaramos de igual para igual. Mas com o decorrer do jogo, sentimos nossa equipe cansada. Eles abriram a contagem, e em seguida empatamos, nos dando esperança que as coisas poderiam melhorar. Em determinado momento, sentimos que as coisas não estavam boas para nós, e eles, inteiros, tocavam a bola envolvendo nossa equipe. Fizeram 2 x1, 3 x 1, 4 x 1 e 5 x 1. Foi onde conseguimos fazer nossos dois gols.
Após o jogo nos dirigimos ao local indicado para o recebimento das medalhas. Subimos ao palanque, recebemos o troféu de vice-campeão e comemoramos com muito orgulho. Porque não é fácil fazer 11 jogos na Helsinki e 8 na Gothia. O adversário havia feito apenas os jogos da Gothia. Voltamos ao alojamento, e todos foram dispensados até as 20h.
Às 20h30 fizemos nossa reunião. Perguntei para o capitão do 96 se sua equipe estivesse na final o 98 iria assistir? Ele respondeu: “acho que sim!” Pois é, a equipe 98 foi disputar a final no novo Estádio Gamla Ullevi, enquanto vocês foram fazer compras” Que falta de comprometimento, coleguismo, cidadania e patriotismo. Vocês não estão nem aí para seus colegas e seus amigos que tanto torcem por vocês. Valeu, 96!!! Sentimos muita a falta de vocês... Após a reunião todos foram dispensados até às 17h, quando nos reunimos para saborear a feijoada na Casa da Cultura Brasil-Suécia.
Dia 24/07 – Acordei às 6h. Tomei banho, café e às 9h30 fomos visitar a Igreja dos Marinheiros que fica ao lado da escola. Batemos um bom papo sobre a Bíblia, Jesus e todos seus seguidores. Logo depois todos foram dispensados até as 17h. A maioria quis fazer compras no Out Let. Eu permaneci na escola. Às 16h30 recebi a visita da doutora Rosemary, esposa do Luis, seu filho Alexander e seus dois netos Oliver e Oscar. Fiquei muito feliz com a visita dos mesmos. Foi quando o Luis me ligou dizendo que estava chegando para irmos ao Supermercado Maxi, e comprar o suficiente para o almoço e o jantar do dia seguinte. Voltamos ao alojamento. Às 17h30 seguimos no bonde 2 para saborear a feijoada. Às 17h50 chegamos ao local batucando. Ao notarem nossa presença abriram as janelas e vieram nos receber. Subimos as escadas, arrumamos as mesas e começamos a matar a saudade do feijão, arroz, carne seca, lingüiça e demais derivados da feijoada. Os pratos de alguns eram tão grandes que foram filmados e fotografados, para provar que tudo era verdade. Logo depois ganhamos uma barra de chocolate e também saboreamos sorvete de chocolate, morango e creme. Após saciar a fome, permanecemos por lá até as 20h30. Eu, a Mariseth e a Luciana voltamos de carro com a Lucia, para descarregar nosso café da manhã do dia seguinte. Às 22h30 o Luis trouxe o restante do lanche.
Dia 25/07 – Acordei às 4h45, e às 05h00 todo o pessoal. Descemos as malas, desmontamos as camas e colocamos nos sacos. Limpamos o alojamento, e às 7h fomos para o porto. Estava muito frio e chovia. Descemos as malas e ficamos à espera do container. A Luciana levou o 98 para a sala de espera. Depois apareceram alguns 96. Quando o container chegou os 96 desceram para ajudar. Às 8h45 entramos no navio com as mochilas e os lanches. Às 9h distribuímos o café da manhã para a garotada. O 96 foi dispensado para fazer compras e passear no navio. Fiz um sorteio com o 98 e a cada 20 minutos três atletas ficariam tomando conta das malas. Todos foram orientados a escolher o melhor presente para seus entes queridos. Àd 11h45 foi anunciado que alguns perfumes seriam vendidos por preços convidativos em frente ao guichê de informações. Fui conferir e comprei alguns deles. Às 12h15 fui o primeiro a descer do navio, pois queria conferir se o supermercado do porto estava aberto. Tudo fechado. Voltei a me encontrar com a delegação para pegar o ônibus e seguir ao alojamento. Qual não foi minha surpresa, havia um guia angolano fazendo suas atrapalhadas. Me dizia ele que uma parte da delegação seguiria para uma escola, e outra parte para outra escola. Eram dois ônibus – um de número 14, e outro 21 - que deveriam levar as duas delegações, Marrocos e Pequeninos. O guia trocou as bolas. Um ônibus seguiria para uma escola com parte da delegação do Pequeninos com o time de Marrocos, e o outro ônibus iria para outra escola. Depois que notou o erro, pediu desculpas e disse que estava tudo certo. Iríamos primeiro deixar a delegação de Marrocos, e depois seguiríamos viagem para nosso alojamento. Demoramos muito para chegar. Os garotos estavam brincando no pátio. Pedi para o Rona e os demais adultos que arrumassem o almoço que estava no ônibus conosco. Quando estávamos tentando arrumar as malas e um quarto para a Mariseth, chegou o guia angolano e disse que o ônibus iria para a secretaria. Quem quisesse ir teria que ser nesse momento.
No trem quando estávamos voltando para a escola, nossa preocupação era saber como o lanche havia sido servido, pois não deu tempo de deixarmos nenhuma instrução de como pegar nas malas os talheres, pratos para preparar os lanches, pois a correria foi imensa. Mas ao chegar nós ficamos felizes em saber que tudo havia corrido bem, já que tiveram a presença de espírito de procurar na bolsa da Mariseth as chaves, e encontrar o que precisavam para o lanche dos atletas.
Saí com a Mariseth para buscar os tickets e as informações sobre a Copa. Conseguimos o que queríamos e fomos a pé para a estação de trem. Pegamos o mesmo para a escola, saímos de lá às 18h06 e chegamos as 18h30. Da estação viemos a pé até a escola; chegamos às 18h45. Às 20h30 fizemos nossa reunião e todos foram dispensados até às 22h, quando jantamos. Nova dispensa até às 23h, quando fomos dormir.
Dia 26/07 – Acordei às 7h. Às 9h saí com o Duda e o Rona para fazer compras do café da manhã da garotada. Enchemos dois carrinhos de vários itens. Quando voltamos ao alojamento todos já estavam acordados. Os adultos prepararam os lanches e todos se serviram a contento. Após se deliciarem, foram liberados até as 14h para tomarem banho, colocarem os agasalhos brancos e seguir com o ônibus da Copa para tirar foto, jantar e desfilar. Qual não foi nossa surpresa quando nos dirigimos ao ônibus que sairia às 15h00 e não chegou. Éramos os primeiros da fila que a cada momento aumentava de tamanho com a chegada de várias equipes de vários países. Passaram-se 30 minutos; fomos à secretaria saber o que havia acontecido. Disseram que em 20 minutos o ônibus estaria aqui. Passou das 16h. Voltamos à secretaria e informaram que o ônibus estava levando pessoas do porto para as escolas e que logo, logo estaria aqui. A ansiedade estava aumentando e nada do ônibus. Qualquer um que aparecia por lá achávamos que era o nosso. Enquanto isso várias equipes desistiram. Finalmente às 17h30 o ônibus chegou. Alguns oportunistas tentaram furar a fila mas não deixamos. Fomos para o refeitório jantar. Todos foram desfilar enquanto eu e a Mariseth fomos na secretaria fazer a inscrição dos times. Voltamos ao alojamento para receber as pizzas encomendadas na Pizzaria Napoli. Às 21h20 recebemos a encomenda, e às 22h todos chegaram do desfile, guardaram seus agasalhos brancose cada um recebeu sua deliciosa marguerita regada a refrigerante. A maioria liquidou em poucos minutos, e o que sobrou de alguns, os famintos devoraram. Todos de barriga cheia, fizemos nossa reunião e fomos dormir.
Dia 27/07 – Acordei às 5h30, fiz a barba, tomei banho e voltei a descansar. Às 7h acordei o Rona, e às 7h30 acordei todo pessoal. Às 8h saímos para o café da manhã.
Dali seguimos para os jogos.
• CPJ’96-B 0 x 0 Lila Edets
Escalação: Alisson, Guilherme, Hélio, João Pedro, Camilo, Nabero, Pedro Paulo, Thiago, Yuri Brosch, Yuri Santos e Vitor
• CPJ’98-B 1 x 3 Vake 91
Gol: Biro
Escalação: João Pedro, Vitinho, Raí, Lukinhas, Mineiro, Bruno (Pedrinho), Biro
CPJ’98-A 10 x 0 Torshavn
Gols: Guilherme, Leo (2), Vitão, Coxa, Pedro Henrique (2), Vinícius, Anderson, Esquerdinha
Escalação: Brendon, Guilherme (Pedro Henrique), Luis, Anderson, Nicola (Vinícius), Leo (Esquerdinha), Vitão (Coxa)
• CPJ’98-B 6 x 1 Tars Ugilt
Gols: Pedro (2), Biro (2), Bruno (2)
Escalação: João Pedro, Vitinho, Raí, Lukinhas, Pedrinho (Léo Prestes), Bruno, Biro
• CPJ’96-A 5 x 0 Mullsjo
Gols: Caju (15min, 30min), Michael (24min), Finasi (26min), Douglas (32min)
Escalação: Caio, Christian, Douglas, Ericsson, Finasi, Filé, Lucas, Caju, Paulo, Michael e Wagner
• CPJ’96-B 2 x 2 Sktergard IL
Gols: Thiago, João Victor
Escalação: Alisson, Guilherme, Hélio, João Pedro (João Victor), Camilo, Nabero, Pedro Paulo, Thiago, Yuri Brosch (Luan), Yuri Santos e Vitor
• CPJ’98-A 8 x 0 Aksla
Gols: Vitão (4), Nicola, Anderson (2), Coxa
Escalação: Brendon, Guilherme (Pedro Henrqiue), Leo (Esquerdinha), Vitão (Coxa), Anderson, Luis, Nicola (Vinícius)
Quando cheguei para assistir o jogo do 96-B encontrei alguns garotos jogando bola no sol e disse a eles que estavam se desgastando pois faltava 1h20 para o jogo, de lá segui para o campo onde estava o 96-A, todos deitados tomando sol. Disse ao Cesar para levá-los ao restaurante jantar, e depois levá-los ao alojamento.
Depois da nossa reunião diária os atletas foram liberados até as 22h. Alguns dirigentes foram a recepção dos lideres da Copa, e outros permaneceram no alojamento. Às 22h poucos estavam dentro do alojamento. Pedi para avisá-los para dormir. O 98-B deitou-se, e o 96 começou a zuar. Fui até lá às 22h30, e só o Duda estava dormindo. Pedi a eles que se deitassem às 22h, pois no dia seguinte teriam que se levantar muito cedo. Não obedeceram. Como a tolerância chegou ao insuportável, coloquei todos para fora, tranquei a porta e fui dormir. O Rona e os garotos do 98-A se alimentaram com uma pizza que sobrou da noite anterior.
Perto das 24h a Mariseth entrou no meu quarto, e disse que o rapaz da Escola estava preocupado com nossos garotos fora do alojamento. E que aqui na Dinamarca não era permitido certo horário da noite ficarem fora do local de dormir. Pedi a ela que abrisse a porta para que todos entrassem. Quem sabe agora possam melhorar o comportamento inadequado de todos?
Dia 28/07 - Acordei às 5h50 e pedi ao Rona para confirmar se era mesmo aquele horário. Tudo sob controle, fui ao quarto do 96 para saber se o Cesar já estava acordado. Percebendo que sim voltei para o quarto para descansar. Às 7h30 acordei todo pessoal. Às 8h tomei meu banho, e fui para a Organização tomar café. A seguir fui para o campo 19 assistir a partida do 98-B:
CPJ’98-B 3 x 3 Herd SPK
Gols: Lukinhas, Biro, Bruno
Escalação: João Pedro, Vitinho, Raí, Lukinhas, Bruno (Pedro), Pedro (Mineiro), Biro
Logo de cara achamos que seria uma grande goleada, mas terminou empatado. Avaliamos que a atuação da garotada foi brilhante.
O 96-A abriu e fechou o dia com o pé direito:
• CPJ’96-A 6 x 0 Vadmyra
Gols: Caju (8min, 15min, 16min), Finasi (21min, 30min), Paulo (24min)
Escalação: Caio, Christian, Douglas, Ericsson, Finasi, Filé, Lucas, Caju, Paulo, Michael e Wagner
• CPJ’96-A 8 x 0 Tollnes BK
Gols: Douglas (5min), Caio (6min), Christian (9min), Paulo (10min, 38min, 39min), Caju (20min), Finasi (28min)
Escalação: Caio, Christian, Douglas, Ericsson, Finasi, Filé, Lucas, Caju, Paulo, Michael e Wagner
O 96-B venceu mais uma:
CPJ’96-B 2 x 1 Storm BK
Gols: Pedro Paulo, Allison
Escalação: Alisson, Guilherme, Hélio, João Pedro, Camilo, Nabero, Pedro Paulo, Thiago, Yuri Brosch (João Pedro), Yuri Santos e Vitor
Depois:
• CPJ’96-B 0 x 0 (5 x 3) Rhythm
Escalação: Alisson, Guilherme, Hélio, João Pedro, Camilo, Nabero, Pedro Paulo, Thiago, Yuri Brosch (João Pedro), Yuri Santos e Vitor
• CPJ’96-B 0 x 0 (9 x 10) Leezner SC
Escalação: Alisson, Guilherme, Hélio, João Pedro, Camilo, Nabero, Pedro Paulo, Thiago, Yuri Brosch, Yuri Santos e Vitor
O 98-B enfrentou uma pedreira no seu último jogo do dia:
CPJ’98-B 3 x 2 Drobak Frogn
Gols: Pedro, Bruno, Biro
Escalação: João Pedro, Vitinho, Raí, Lukinhas, Bruno, Pedrinho, Biro
Durante as rodadas de hoje recebemos a visita do Ove, assistimos os jogos juntos e voltamos para o alojamento.
O time 98-A quase ficou sem almoço, pois chegou ao refeitório às 14h30, na hora de fechar. Sorte que tiveram tempo de se abastecerem com deliciosas almôndegas. Esta equipe também está de parabéns porque, mesmo perdendo no início do jogo, foram buscar o resultado.
Festejamos muito a classificação do 98-B em segundo lugar.
Ainda durante o dia de hoje eu e o Leo voltamos ao alojamento, pois ele não se sentia bem e teria que ser medicado.
Após a chegada de todos fizemos nossa reunião, e todos foram dispensados até as 23h quando fomos dormir.
Cena do dia: Quando estávamos jantando, a Luciana trouxe 3 bolinhos para comemorar o aniversário do Pedro Ortelli. Velinhas acessa,s começamos a cantar parabéns. Todo o ginásio cantou conosco em vários idiomas. Foi uma cena maravilhosa, emocionou a todos.
Dia 29/07 – Acordei às 6h30, tomei banho, e descansei. Às 7h20 acordei todo o pessoal. Somente o 98-B que iria jogar às 9h30 tomou banho e foram tomar café.
O 98-A, o 96-A e o 96-B voltaram ao alojamento para descansar, e se preparar para os jogos do dia.
Fui assistir o jogo do 98-B no campo 29:
CPJ’98-B 4 x 2 SV Frisia
Gols: Bruno (2), Biro (2)
Escalação: João Pedro, Vitinho, Raí, Lukinhas, Bruno, Pedrinho, Biro
A seguir disse para o Alex voltar com os meninos para descansar. Ele disse que seria desgastante pegar o ônibus novamente, e resolveu ficar por lá.
Assim que o jogo acabou a Pity começou a massagear os pulmões de seu filho Bruninho, e depois pegou um papelão para abaná-lo. Mais uma cena tocante de super mãe. Diante de tantos cuidados, achei que estavam em boas mãos, e voltei ao alojamento.
Às 12h30 o 98-A tomou seu banho. Às 13h saiu para almoçar. Às 13h30 almoçamos - a comida estava boa: frango e salada. Depois do almoço todos foram na internet. Às 14h15 nos dirigimos ao campo 29 enfrentar os ingleses.
O juiz que iria apitar o jogo, não apareceu. Após 20 minutos mandaram outro em seu lugar. Quando iniciou a partida, foi aí que percebi que os garotos não tinham números nas camisas. Eram muito fortes e altos. Pelo jeito que corriam e chutavam tinham no mínimo 15 anos. Perdemos pro 5 x 2 e foi até pouco, devido à disparidade de tamanho entre nós e eles.
CPJ’98-A 2 x 5 Pro Touch Soccer
Gols: Guilherme, Vitão
Escalação: Brendon, Anderson, Luis, Nicola (Vinícius) (Esquerdinha), Leo, Vitão (Coxa), Guilherme (Pedro Henrique)
Dizem eles que os garotos são do tipo Fundação Casa; são recolhidos das ruas. Trazem eles a este torneio como um trabalho social. Lembrei de 1992, quando aqui tivemos o mesmo problema. Ganhamos o jogo, mas o juiz teve de encerrar a partida antes do tempo, pois eles só queriam brigar e não jogar. Quando chegamos ao ponto de ônibus eles já estavam dentro do coletivo, e não deixaram a gente entrar. Devido a essa atitude foram expulsos da Copa. Nosso adversário de hoje é da mesma fundação que enfrentamos naquele longínquo ano de 1992.
Saímos dali e fomos para a secretaria reclamar. Perguntei ao responsável se era permitido jogar com camisa sem número em um Torneio tão importante como esse. Disse-me ele que tem times pobres que podem jogar sem número nas camisas. Retruquei: ”E se o senhor der um cartão amarelo para um deles, como saberá quem é quem? E se eu colocar um time de homens sem número na camisa, como você vai saber se está na idade?” Não obtendo resposta, agradeci. Deixei o lugar muito chateado, por sentir que nossos garotos depois de tanto esforço foram enganados...
Depois soube que o 98- B perdeu para o time alemão:
CPJ’98-B 1 x 13 FC Düren-Niederau
Gol: Bruno
Escalação: João Pedro, Bruno, Vitinho, Pedrinho, Biro, Raí, Leo Prestes
Após todas as atividades, jantei e voltei ao alojamento. A tarde estava chuvosa. Às 20h fizemos nossa reunião. Liberei o 98 até a hora do almoço de amanhã, e o 96 até às 22h de hoje, pois tem um jogo amanhã. Às 22h10 o Cesar lembrou que teria que usar três garotos do 98, e o Duda também. Tudo acertado, o Zé Eduardo pediu a palavra para propor a Bandeira Branca de Paz, para que tudo voltasse ao normal. Disse a ele que a equipe do 96 tem três dirigentes, mas eles estão sempre ausentes, e os garotos fazem o que querem. O Cesar pediu a palavra e disse que os garotos já não sabem mais o que está certo e o que está errado. E que são crianças e sempre fazem suas peraltices. Perguntei a ele como dirigia o time que trazia para a Europa. Ele disse que dirigia igual está fazendo aqui, orientando, medicando, dando atenção, levando para os jogos... Para não prolongar mais a discussão, a Bandeira Branca foi concedida, e os garotos aplaudiram a idéia do Zé Eduardo. Os garotos do 98 que iriam jogar para a equipe 96 trocaram as camisas.
Cena do dia – O Vitão caiu na área adversária e não se levantava. Pedi a ele que se retirasse daquele local. Ele saiu do campo e foi para perto do gol, gritando de dor. Perguntei o que tinha acontecido. Ele disse que tinha recebido uma bolada no saco. Respondi que nada podia fazer, a não ser torcer para a sua dor passar logo. A gozação foi geral.
Dia 30/07 – Acordei às 6h. Às 7h30 as duas equipes do 96 e mais seis garotos do 98 foram tomar banho. Após o café seguiram para o jogo do dia. Às 8h acordei o 98, e às 8h30 pegamos o ônibus número 9 para tomar café. De lá pagamos o ônibus número 3 da Hojene Skole, para assistir o jogo da equipe 96-A no campo 34.
CPJ’96-A 3 x 0 Knattspyrnusamband Island’s
Gols: Finasi (6min, 23min), Douglas (14min)
Escalação: Caio, Christian, Douglas, Ericsson, Finasi, Filé, Lucas, Caju, Paulo, Michael e Wagner
De lá voltamos para a organização, almoçamos juntamente com o Over. Soube pela Pitt e pela Luciana que elas iriam visitar o Ademar. Perguntei se tinha lugar para mim, me disseram que sim e que sairiam às 13h em frente do refeitório. Pedi ao Cesar que levasse os garotos ao vestiário para descansar, tomar banho, e seguir para o seu segundo jogo no campo 21 às 15h30 contra o time inglês.
CPJ’96-A 2 x 0 Ipswich Town
Gols: Douglas (12min), Caju (24min)
Escalação: Caio, Christian, Douglas, Ericsson, Finasi, Filé, Lucas, Caju, Paulo, Michael e Wagner
Enquanto isso fui com a sra. Bete visitar o Ademar na cidade de Alborg. Era um belo hospital e o Ademar estava sendo muito bem cuidado e com boa aparência. Ele me disse que os médicos iriam operá-lo no dia 4, e que dentro de três semanas estaria liberado para voltar a São Paulo. Perguntei se ele precisava de alguma coisa mas estava tudo em ordem, e ele ficou muito feliz com a minha visita.
Voltamos muito rápido da cidade de Alborg. Cheguei a tempo de assistir o segundo tempo do nosso jogo. Depois disso, fomos traçar os planos para o jogo contra o Chivas, o César levou os garotos para descansar no vestiário. Eu e o Over fomos jantar. Às 17h 30 o César levou os garotos para jantar. Aproveitei e comprei algumas bananas para a sobremesa deles. Fui com o Rona e o Over retirar as fotos dos atletas. Tudo sob controle, às 18h30 segui para o campo número 4 assistir o nosso jogo contra os mexicanos. Às 19h40 teve inicio a grande semifinal da Dana Cup:
CPJ’96-A 2 x 3 Chivas
Gols: Douglas (40min, 45min)
Escalação: Caio, Christian, Douglas, Ericsson, Finasi (Kito), Santos, Lucas, Caju, Paulo, Michael e Wagner
Apesar da derrota, foi a melhor partida do 96 em toda a excursão. Até parece que os juízes tendem a nos prejudicar em lances duvidosos. O adversário sempre consegue fazer o gol quando surgem as oportunidades, e nós não conseguimos. Apesar de estar perdendo por 3 x 0, fizemos dois gols e com chances incríveis de empatar e virar o jogo. Mas valeu pelo empenho de todos. Saímos de lá de cabeça erguida e com a certeza do dever cumprido.
Voltamos ao alojamento e fizemos nossa reunião. Todos foram dispensados ate às 23h30 quando fomos dormir.
Cena do dia – após o jogo, o César perguntou ao juiz se o Filé poderia jogar a próxima partida. Todos nós estranhamos a pergunta porque o garoto nem se quer foi expulso do jogo recém terminado.
Dia 31/07 – Acordei às 6h30, fiz a barba, tomei banho e voltei a descansar. Às 8h acordei o pessoal, e fui tomar café. Às 8h45 todos chegaram ao refeitório. Logo depois a maioria foi para o estádio receber as medalhas de terceiro colocado da equipe 96-A. Eu e alguns garotos assistimos um pouco do jogo do São Paulo que estava disputando o titulo de prata. Voltamos ao alojamento para arrumar as malas, e deixar tudo em ordem para a viagem do dia seguinte.
Mais tarde chegou o César com 20 medalhas que foram distribuídas para o time 96, e três medalhas para a equipe 98. Trouxeram uma para mim para que eu encomendasse mais medalhas iguais para entregar aos que não receberam. Elas serão entregues na nossa confraternização após a viagem.
Às 11h30 reuni a comissão técnica, e batemos um bom papo. Pedi a eles sugestões e criticas sobre nossa excursão.
Às 13h30 fomos almoçar. Saboreamos salsicha com purê de batata e voltamos ao alojamento. A Dana Cup nos enviou pães, sucos, queijos e sucrilhos para o nosso jantar. O que faltou fomos comprar no mercado, afim de complementar o jantar e o café da manhã.
Tudo sob controle, fizemos uma boa reunião, e todos foram dispensados até as 18h30.
Os lanches foram servidos primeiro para o time 98 e depois para o 96. Às 21h todos estavam dormindo.
Dia 01/08 - Acordei às 5h, e às 6h despertei todo o pessoal. Colocamos as malas para fora, empilhamos os colchões e limpamos o alojamento. Às 6h45 saboreamos um delicioso sucrilhos com leite. Às 7h todos estávamos à espera dos ônibus. Às 7h30 em ponto dois ônibus da Dana Cup chegaram. Cada uma das equipes foi em um ônibus.
Chegamos a Frederickshavn às 8h19. Descemos as malas e entramos na fila para colocá-la nos container. Malas colocadas, lanchamos novamente servindo a cada atleta um sanduíche de queijo, um sanduíche de salame, e suco. Todos de barriga cheia, seguimos para o embarque num grande navio da Stena Line. Às 10h zarpamos para Oslo. Assim que entramos, procuramos um lugar para guardar nossas mochilas. Fui com a Mariseth reservar o almoço para a delegação. Conseguimos um horário das 12h às 13h30. Parece incrível: depois de comer sucrilhos com leite à vontade, e mais dois sanduiches com suco, já tinha gente na fila para comer.
Às 12h a molecada invadiu o restaurante. Comeram até dizer chega.
Lá pelas 15h fui procurado pelo Lukinhas que queria comer uma pizza das grandes. Para disfarçar, ele deu alguns pedacinhos para seus amigos e comeu todo o restante.
Às 18h30 chegamos ao porto de Oslo. A nossa guia Tessa já nos esperava. Também o tio do Hélio estava a nossa espera. Dois ônibus de luxo nos aguardavam. Retiramos as malas do container, colocamos nos ônibus e fomos para o nosso alojamento. Lá chegando descemos as malas e fomos jantar.
Após o jantar o César e o Rona foram fazer o check-in. Eu e os demais voltamos ao alojamento para arrumar as camas. Muitas delas estavam quebradas. Concertamos, e após muito trabalho colocamos a casa em ordem. Distribuímos as camisetas oferecidas pela Norway Cup e fomos dormir.
Dia 02/08 – Acordei às 5h, fiz a barba, tomei banho e voltei a descansar. Às 7h acordei todo o pessoal. Tomaram café, banho e foram para os jogos do dia. Eu fui com alguns garotos entregar os presentes para aqueles que de uma maneira ou de outra colaboram com os pequeninos do Jockey. De lá fomos tirar a foto oficial da copa.
O primeiro a jogar foi o 98-B:
CPJ’98-B 6 x 2 Reinsvoll IF
Gols: Pedrinho (2), Vitão, Bruninho (2) e um contra
Escalação: João Pedro, Bruno, Pedrinho, Lukinhas, Vitão, Esquerdinha, Raí
O segundo jogo foi do 98-A no campo Ekberg 9:
CPJ’98-A 12 x 0 Kløfta
Gols: Biro, Nicola (2), Leo (4), Vitinho (2), Coxa (3)
Escalação: Brendon, Anderson (Vitinho), Luis, Nicola (Vinícius), Guilherme (Pedro Henrique), Leo, Biro (Coxa)
O segundo jogo do 98-A foi no campo Ekberg 8:
CPJ’98-A 6 x 0 Langhus
Gols: Biro (2), Leo, Pedro, Luis, Coxa
Escalação: Brendon, Leo, Biro (Coxa), Guilherme (Pedro Henrique), Luis, Anderson (Vitinho), Nicola (Vinícius)
O 96-A jogou no campo Ekberg 16:
CPJ’96-A 7 x 0 Frigg Oslo FK
Gols: Douglas (5min, 26min), Caju (16min, 23min), Finasi (18min, 37min), Kito (28min)
Escalação: Christian, Douglas, Ericsson, Santos, Finasi, Filé, Lucas Felipe, Caju, Kito, Michael e Wagner
O 96-B foi jogar em Rustad:
CPJ’96-B 1 x 1 Reinoroll TF BIÄ
Gol: Thiago
Escalação: Yuri Santos, João Victor (João Pedro), Hélio, Nabero, Vitor, Camilo, Alisson, Pedro, Thiago, Yuri Brosch (Luan), Guilherme
Voltamos a Ekberg, jantamos e retornamos para Rustad. Nosso jogo foi no campo 2:
CPJ’96-B 6 x 1 Huringen
Gols: Pedro (5min), Guilherme (5min, 12min, 15min), Thiago (8min), Alisson (18min)
Escalação: Alisson, Guilherme, Luan, Pedro, Nabero, Vitor, João Pedro (João Victor), Thiago, Yuri Brosch, Camilo, Hélio
Tão logo voltamos ao alojamento, fizemos nossa reunião diária, e fomos dormir.
Dia 03/08 – Acordei às 6h e às 6h15 o 96-B seguiu par ao seu primeiro jogo. Acordei o restante do pessoal. O 98 ficou livre o dia inteiro. Alguns foram para o centro de Oslo; outros ficaram em Ekberg.
O Duda jogou às 11h no campo Furost 4:
CPJ’96-A 5 x 0 Hodd
Gols: Douglas (10min), Kito (12min), Finasi (13min), Caju (18min, 38min)
Escalação: Christian, Douglas, Ericsson, Santos, Finasi, Filé, Lucas Felipe, Caju, Kito, Michael e Wagner
Seu segundo jogo foi às 17h30 em Ekberg 9:
CPJ’96-A 12 x 0 Tristedalen
Gols: Caju (4min, 15min, 16min, 25min, 30min), Douglas (6min), Finasi (8min, 10min). Santos (18min, 36min), Paulo (35min)
Escalação: Christian, Douglas, Ericsson (Finasi), Santos, Finasi (Paulo), Filé (Kito), Lucas Felipe, Caju, Kito (Caio), Michael e Wagner
A partida teve um desfecho trágico para nós. Nossos garotos, ao invés de jogarem contra o adversário jogaram contra a si próprios. Agrediram-se uns aos outros como se fossem inimigos, tratando-se com palavras de baixo calão. O juiz expulsou o Guilherme e o João Victor.
O 96-B do César jogou às 13h30 no campo 4 em Rustad:
CPJ’96-B 0 x 2 …
Escalação: Luan, Vitor, Hélio, Nabero, João Pedro (João Victor), Alisson, Camilo, Guilherme, Pedro, Yuri Brosch (Yuri Santos) e Thiago
O segundo jogo foi no campo 4 de Ekberg:
CPJ’96-B 0 x 3 …
Yuri, Vitor, Hélio, Nabero, Yuri Brosch, Alisson, Camilo, João Pedro (João Victor), Pedro, Thiago e Guilherme
Após os jogos todos foram jantar, e seguiram para o alojamento. Quando estávamos programando as atividades do dia seguinte, chegou nossa guia Tessa dizendo que a comissão de julgamento da copa mandava chamar o técnico Duda e os dois garotos expulsos para esclarecimento. Para nós foi um grande vexame, pois nas 25 vezes que disputamos essa copa nunca passamos por isso. No julgamento a comissão disciplinar relatou que nossos dois jogadores expulsos haviam batido palminhas para o arbitro dizendo a ele em tom de ironia: “congratulation”. E ainda fizeram com as mãos gestos de cortar o pescoço do juiz. Deprimente. Depois de todo esse aborrecimento, nosso único consolo foi dormir. Não havia clima para reunião.
Dia 04/08 – Acordei às 7h e tomei banho e café. Às 8h50 acordei todo o pessoal. Tomaram café, e às 9h30 fizemos uma rápida reunião para planejar as atividades do dia.
Às 10h30 o 96-B foi tomar banho; às 11h foi a vez do 98-A, e às 11h30, o 96-B.
Foi aí que eu soube que a Tessa havia marcado um jogo para o 96-A. Não gostei. Disse a eles que qualquer atividade fora do roteiro dependeria sempre da minha permissão.
O primeiro a jogar foi o 98-A no campo Ekberg 8.:
CPJ’98-A 6 x 0 Rustad
Gols: Guilherme (2), Biro, Coxa, Luis, Leo
Escalação: Brendon, Leo, Biro (Coxa), Luis, Anderson (Vitinho), Nicola (Vinícius), Guilherme (Pedro Henrique)
Depois do jogo fomos assistir o 98-B no campo Ekberg 6:
CPJ’98-B 10 x 1 Luner
Gols: Pedrinho, Vitão (4), Esquerdinha (2), Lukinhas (2), Léo
Escalação: João Pedro, Bruno, Pedrinho, Lukinhas, Vitão, Esquerdinha, Raí
A seguir fomos para o segundo jogo do 98-A no campo Ekberg 8:
CPJ’98-A 8 x 0 Frigg Oslo FK 3
Gols: Luis, Biro (2), Nicola, Coxa, Vinícius, Pedro Henrique (2)
Escalação: Brendon, Leo (Vinícius), Biro (Coxa), Anderson, Nicola (Vitinho), Luis, Guilherme (Pedro Henrique)
Lá encontrei o Arne com a sua esposa Bente. Após o jogo fomos até a secretaria tomar um café. Bati um papo com a Luci, e seguimos para o campo 2 assistir o ultimo jogo do 98-B:
CPJ’98-B 10 x 0 Skala IL
Gols: Pedrinho (2), Vitão (3), Esquerdinha, Lukinhas, Leo, Mineiro, Bruno
Escalação: João Pedro, Bruno, Pedrinho, Lukinhas, Vitão, Esquerdinha, Raí
Durante essa partida nos encontramos com o Roar, responsável pela nossa ida para a cidade de Sandefjord. Ele nos disse que havia tido um problema de saúde, mas que já estava tudo bem. Sua aparência estava ótima.
O jogo do dia do 96-A:
CPJ’96-A 7 x 1 Løten/Nordbygda
Gols: Finasi (4min), Christian (15min), Kito (18min), Caju (26min, 30min, 36min), Michael (34min)
Escalação: Christian (Santos), Douglas, Ericsson, Santos (Paulo), Finasi, Filé (Kito), Lucas Felipe, Caju, Kito (Caio), Michael e Wagner
O jogo 96-B:
CPJ’96-B 3 x 4 …
Gols: João Victor (7min), contra aos 16min, Alisson (25min)
Escalação: Luan, Vitor, Hélio, Nabero, Yuri Santos, Alisson, Guilherme, Thiago, João Victor e João Pedro
Depois do jogo fomos jantar. O Roar levou 5 dirigentes para a festa dos lideres, que aconteceu na prefeitura de Oslo.
Voltamos ao alojamento, fizemos nossa reunião. A equipe 96 foi dispensada ate as 21h45, pois teria jogo no dia seguinte bem cedo. Os demais foram dispensados até as 22h30.
Às 22h30 o Léo veio me perguntar se poderiam ficar livres até às 23h, pois iriam telefonar para os seus pais.
Quando o 98 entrou no alojamento para dormir, fizeram o maior barulho. Nos pediram para acender a luz pois um garoto do 96 estava com vontade de vomitar.
Dia 05/08 – Às 6h acordamos o 96B. Após o banho e o café seguiram para o jogo contra um time da Tailândia no campo 11. Antes de sair, o César me disse que estava chovendo muito forte, e seria prejudicial para nós.
Mesmo chovendo muito fui ao campo. Chegando lá vi que o jogo estava pegado. Mas os tailandeses demonstravam muito mais vontade. Chegavam sempre primeiro que nós nas bolas disputadas, e os nossos garotos sempre atrasados nas bolas lançadas. O primeiro gol saiu de escanteio. Nossos jogadores estavam embolados na área, um tal de fura fura. Demos o gol de presente para o adversário. Em um escanteio a nosso favor, tivemos a chance de empatar, mas nosso zagueiro salvou o time adversário. O segundo gol dos tailandeses começou na jogada em que o Filé perdeu a bola, foi em busca de sua recuperação, e cometeu o penalt. Depois desse segundo gol tornamo-nos um time apático. Todos se entregaram totalmente, não marcavam ninguém. O outro time fazia o que queria em campo. Fizeram o terceiro gol, e poderiam ter feito muito mais. Quem mais jogou foi o nosso goleiro. Todas as vezes que pegamos um time que toca bem a bola, não sabemos marcar. Ao invés da marcação individual, ficamos correndo atrás da bola igual bobinho. O que é pior: alguns garotos, quando o adversário é bom afinam. Disse a eles a minha opinião sobre o jogo.
CPJ’96-A 0 x 3 Christian Bomkoy College
Escalação: Christian, Douglas, Ericsson, Santos, Finasi, Filé, Caju, Kito, Michael, Lucas Felipe e Wagner
A seguir fui ate a secretaria da copa procurar o Frode, mas ele não estava. Pelo telefone ele me avisou que na sexta–feira ou no sábado visitaria nosso alojamento.
Fiz uma rápida reunião com todos, e os dispensei ate às 19 h, desde que deixassem o alojamento em ordem. Tive que usar certa energia para que minha ordem fosse devidamente acatada por todos. Alguns foram com Zé Eduardo e com o Rona para o centro de Oslo. A maioria foi com o César conhecer o Museu Viking, o Palácio do Rei e passear de barco. Voltaram maravilhados.
Nesse meio tempo encontrei com o Arne e esposa. Às 16h apareceu o Luiz com o Rona. A seguir chegou a Luci com o seu esposo e neto. Ela ligou para o responsável pela filmagem. Decidimos que no dia seguinte traçaríamos um roteiro para filmar a equipe 96.
Voltando ao alojamento, às 19h a maioria dos atletas já estavam tomando banho, e as 19h já estávamos fazendo nossa reunião. O 98 foi dispensado ate as 22h e o 96 foi dispensado ate às 23h.
Dia 06/08 – Acordei às 7h20. Às 7h40 pedi para o Rona acordar a equipe 98. As equipes 98-A e 98-B jogaram no mesmo horário: às 9h40.
O 98-A no campo Ekberg 12:
CPJ’98-A 13 x 0 Romedal
Gols: Leo (5), Luis, Biro (2), Pedro Henrique, Coxa (4)
Escalação: Brendon, Leo, Biro (Coxa), Luis, Anderson (Vitinho), Guilherme (Pedro Henrique), Nicola (Vinícius)
O 98-B no campo Ekberg 10:
CPJ’98-B 7 x 0 Rommen SK
Gols: Pedro, Vitão (2), Bruno (3), Leo
Escalação: João Pedro, Raí, Bruno, Pedrinho, Lukinhas, Esquerdinha
Depois do jogo fui com o Luiz e o Duda ao barracão comprar algumas coisas. De lá seguimos para a sala dos líderes, para tomar um bom café com o Luiz, regado a Waffer.
Às 12h30 passamos no fotógrafo. Dissemos para ele que as fotos das equipes estavam muito bonitas, mas faltavam as fotos individuais.
O 98-A encerrou com brilho sua participação na Norway Cup’2010:
CPJ’98-A 14 x 0 Siggerud
Gols: Leo (3), Biro (3), Nicola (2), Anderson (2), Coxa, Vitinho, Luis
Escalação: Brendon, Guilherme (Pedro Henrique), Anderson, Nicola, Leo (Vinícius), Luis, Biro (Coxa)
Durante o jogo apareceu por lá o Trapa, seu pai e sua filha adotiva Natália. Foi um reencontro muito especial, já que ele era pai biológico pela primeira vez do sortudo Leonardo Marcel. Após os abraços calorosos vimos que o jogo estava muito fácil, e voltamos ao alojamento no carro do Trapa. Estava chuviscando. Às 14h20 segui para o nosso alojamento. Preparei os garotos para a visita ao asilo.
Às 14h50 saímos, e às 15h fomos recebidos pelos responsáveis pelos velhinhos. É algo que ficou pra sempre em nossa memória. É importante nossos garotos aprenderem que nem todos chegarão à idade daquelas pessoas. Nossa visita foi filmada pela equipe de reportagem do jornal Dagbladet.
Às 16h nos preparamos para o último jogo do 98-B, programado para as 17h no campo Ekberg 7:
CPJ’98-B 3 x 0 …
Gols: Vitão, Bruno (2)
Escalação: João Pedro, Raí, Bruno (Leo), Pedrinho, Lukinhas, Esquerdinha
Após o jogo todos jantaram. Eu, Luiz e Arne fomos ao departamento médico falar com o dr. Odd. De lá fomos à sala dos líderes jantar. Saboreamos carne com purê regada a suco de maçã. Um delicioso waffer arrematado com um gostoso cafezinho. De lá o Luiz seguiu para o barracão. Arne e eu fomos para o alojamento.
Às 20h fizemos nossa reunião, e todos foram dispensados até as 23h. Coloquei três deles para dormir lá fora; após o bom castigo voltaram para dormir.
Dia 07/08 - Após o banho e o café da manhã, todos ficaram liberados até as 18h. Alertei a todos que obedecessem aos horários de almoço e jantar.
Às 19h30 chegou ao nosso alojamento o Frode Kivag, presidente da Norway Cup. Ele manifestou alegria em rever-nos, e entregou presentes para todos. Durante sua despedida não faltaram palmas para o grande líder do futebol mundial.
Depois da sua saída, fizemos nossa reunião, e dispensamos os garotos até as 22h.
O 96 chegou no horário. O 98 chegou no horário também, mas começou a zoar. Coloquei todos para fora. Às 22h50 dei nova chance para que fossem dormir.
Dia 08/08 – Todo o pessoal foi acordado às 7h35. Antes do café da manhã a delegação deveria guardar as camas e limpar o alojamento. Um garoto do 96 fingiu que ia ao banheiro, e saiu pelos fundos do alojamento. Perguntei aonde ele ia, disse que ia tomar café. Reiterei a ele que só comeria após a faxina no alojamento. Quando estávamos tomando café, chegou um garoto do 98 querendo comer. Ordenei que ele esperasse seus colegas para se alimentarem juntos no mesmo horário.
Às 9h chegaram Arne e Bente; às 9h30 chegou o Roar, seu pai e seu filho para nos levar a Sandefjord. Tudo nos conforme, deixamos a Holtet Skole para visitar a Ópera de Oslo e as esculturas do Vigeland Park (Museu da Vida). Depois das visitas foi servido aos atletas banana e maçã.
Seguindo para Sandefjord, fizemos uma pausa em um posto de gasolina por 30 minutos. Às 14h já estávamos acomodados na escola onde ficamos todos os anos. Às 14h30 Maristh me deu um comprimido de polaramine. Descansei, e às 17h30 todos comemos hot-dog com suco de melancia. Às 19h fizemos nossa reunião, e dispensamos todos até 22h.
Dia 09/08 – Todos tomamos café às 9h. Os garotos foram conhecer o estádio do Sandefjord pela manhã, e à tarde foram ao centro da cidade. A maioria ficou nas imediações batendo bola, e almoçaram ao meio-dia. Mariseth e Luciane saíram com a Marlene. Às 15h recebi a visita do Egill. Neste meio tempo, a Mariseth me trouxe um pedaço de frango com pão.
Os garotos se aglomeraram para usar as duas únicas toaletes da escola. A fila ficou longa. Parece que esqueceram que ao lado do restaurante tem 20 banheiros à disposição. Um garoto do 98 não aguentou esperar sua vez e fez cocô nas calças. Quando a cabeça não pensa o corpo padece. Quem planeja, não faz duas vezes.
Às 20h, durante nossa reunião, constatamos que a maioria dos atletas estava com virose. Mas estava tudo sob controle da Mariseth, Alex e Luciana. Após a reunião todos foram dispensados até as 22h.
Dia 10/08 – Às 8h15 combinei com o Roger a participação dos nossos garotos na clínica de futebol. Às 9h todos tomaram café. A maioria foi para a clínica, e alguns descansaram. A Mariseth e a Luciana saíram com a Marlene. Fiquei no alojamento. Às 13h todos almoçaram. Comi um pedaço de frango frio que havia sobrado do dia anterior. Às 14h30 me preparei para visitar os pais do Roar. Alarme falso. Às 16h chegaram Celso, Egill e Roar. Foram preparar o jantar brasileiro da garotada: arroz, feijão, carne (filé mignon), lingüiça assada e salada de tomate. Tudo regado a refrigerante. Às 17h30 eu, Mariseth, Luciana, Cesar e Christian fomos com o Roar visitar seus pais. Como sempre a recepção foi calorosa e deliciosa. Todos se encantaram com os trabalhos da mãe do Roar, uma grande artista. Tiramos fotos da sua linda casa que fica de frente para o mar. O Marius e o Johnny, filhos do Roar, estavam presentes. Às 21h voltamos ao alojamento, fizemos a reunião, e todos dispensados até 23h. Nossa “equipe médica” Mariseth, Alex e Luciana fizeram alguns atendimentos e fomos dormir.
Dia 11/08 – Choveu bastante à noite. Na manhã continuava chuva forte com vento. Às 9h tomamos café e alguns foram ao estádio assistir o treino do Marciano, jogador brasileiro que atua no Sandefjord. Outros foram ajudar na clínica de futebol, e os demais ficaram no alojamento devido à virose.
Às 16h um taxi levou 14 atletas e um dirigente para Oslo, onde seriam filmados para um documentário do Canal 2, o mais importante da Noruega.
Visitei a nova casa da Marlene, edificada numa rocha de frente pro mar. Visão extraordinária. Fomos servidos com arroz, feijão e carne. Sai com o Trapa e seus pais à procura de creme Nívea. Não encontrei. Comprei um suporte para água para presentear o Gaudêncio. Após o jantar e a reunião, todos dispensados até 23h. De madrugada, baderneiros bateram nas janelas assustando nossos garotos. Foi aquela correria. Tudo acalmado, fomos dormir.
Dia 12/08 – Após o café da manhã, levei todos para assistir o treino da equipe profissional do Sandefjord no estádio. Aproveitei para entregar o presente do Sr. Arne Doker. Alguns garotos ganharam chuteiras e tênis. Voltamos ao alojamento, e Marciano foi treinar a garotada da clínica.
Após nosso almoço, chegaram os atletas que foram filmar em Oslo. Às 14h30 o Roar nos levou para passear. Visitamos o Museu da Baleia e o novo shopping da cidade. Às 17h30 o Egill trouxe camisetas para presentear as equipes.
Às 18h fizemos um amistoso da categoria 96 em um antigo estádio.
Enquanto isto, Marlene e sua equipe nos preparavam a ansiada feijoada. Ao lado, os noruegueses saboreavam seu churrasco. Às 19h30 fomos para a feijoada. Chegaram o Linus e o Franklin, esposo da Marlene. Às 20h45 agradeci a gentileza da Marlene em nos servir. Às 21h15 fizemos nossa reunião, lavamos roupa, e às 23h dormimos.
Dia 13/08 – Choveu forte a noite inteira. Acordei às 6h50. Me preparei psicologicamente para ir ao chuveiro, que fica fora do alojamento. Às 9h todos foram ao refeitório tomar café. Tomei meu café no alojamento com a Mariseth. Fiz uma reunião com a equipe 98 para me inteirar dos problemas. Passei a eles instruções de como proceder caso surjam novas ocorrências. Fiz outra reunião com o 96. Fiz ver a todos a importância da hierarquia dentro de um lar. E que nas excursões respeitassem sempre última palavra do Guimarães. Fui com o Roar, Bruno e Nicola à cidade, comprar uma bota encomendada por uma senhora do Brasil. Comprei a bota dois guarda-chuvas. A Mariseth e a Luciana foram às 14h30 ao centro da cidade fazer compras, mas não conseguiram porque o banco já estava fechado e as lojas não aceitam euro.
Às 16h30 a chuva cessou; ficamos mais à vontade.
Às 17h o 96-B fez sua estréia na Sandar Cupen, no campo em frente da Faculdade.
CPJ’96-A 3 x 0 Sandefjord Ballklubb
Gols: Alisson (13min), Vitor (10min), Guilherme (15min)
Escalação: Yuri Santos, Vitor, Hélio, Nabero, Yuri Borsch, Alisson, Camilo, Pedro, João Pedro, Thiago e Guilherme. Reservas: Luan, João Victor.
Jantamos às 19h. Na reunião das 20h traçamos os planos para o dia seguinte. Às 21h30 Mariseth e Luciana voltam ao alojamento, dizendo que se perderam na cidade. Dormimos às 22h30.
Dia 14/08 – Às 6h30 acordei o Cesar e o Zé Eduardo. Às 6h30 o 96-A tomou banho, café, e às 8h saíram de carro para sua estréia:
CPJ’96-A 8 x 0 Skaim
Gols: Finasi (5min, 32min), Caju (8min, 29min), Ericsson (10min), Douglas (25min, 36min), Kito (35min)
Escalação: Christian, Douglas, Ericsson, Santos, Finasi, Filé, Caju, Kito, Michael, Lucas Felipe e Wagner. Reservas: Caio e Paulo.
O segundo a estrear foi o 98, às 9h50:
CPJ’98-A 4 x 0 Austritt
Gols: Leo, Vitão (3)
Escalação: Brendon, Guilherme (Pedro Henrique), Anderson, Coxa (Vitão), Lukinhas (Esquerdinha), Biro (Pedro Ortelli), Vitão, Nicola (Mineiro), Bruno (Vinícius), Leo (Leonardo Prestes), Andreas
Após os jogos, almoçamos na Faculdade. O Roar conseguiu que o 96-B lanchasse antes do jogo. Após o lanche foram de ônibus pro segundo jogo da chave.
Lancharam por lá mesmo, à espera do jogo:
CPJ’96-B 4 x 0 Sande SK96
Gols: Thiago (2), Alisson, Guilherme
Escalação: Yuri Santos, Vitor, Hélio, Nabero, Yuri Borsch, Alisson, Camilo, Pedro, João Pedro, Thiago e Guilherme. Reservas: Luan, João Victor.
O 98 fez seu segundo jogo do dia:
CPJ’98-A 1 x 2 Holmen
Gol: Biro
Escalação: Brendon, Guilherme, Anderson (Raí), Nicola (Vinícius), Andreas (Luis), Leo, biro, Vitão, Coxa, Lukinhas (Esquerdinha) (Pedro Henrique), Bruno
No intervalo saí com Arne e Bent para o alojamento ver se Mariseth e Luciana haviam voltado das compras. Como não, fomos assistir o último jogo do 96-A.
Nesse jogo o Pedro Henrique foi expulso e ocasionou o gol adversário.
Ficamos à espera do segundo jogo do dia do 96-A:
CPJ’96-A 6 x 0 Sandar
Gols: Douglas (3min), Finasi (10min, 21min), Christian (15min), Caju (25min), Ericsson (38min)
Escalação: Christian, Douglas, Ericsson, Santos, Finasi, Filé, Caju, Kito, Michael, Lucas Felipe e Wagner. Reservas: Caio e Paulo.
Às 15h50 o terceiro jogo do 96-A:
CPJ’96-A 6 x 1 Trogstad/Bastad
Gols: Douglas (3min), Finasi (5min, 25min), Caju (10min, 18min, 23min)
Escalação: Christian, Douglas, Ericsson, Santos, Finasi, Filé, Caju, Kito, Michael, Lucas Felipe e Wagner. Reservas: Caio e Paulo.
Dali seguimos às 17h50 pro terceiro jogo do 98:
CPJ’98-A 4 x 0 Sande SK 97
Gols: Biro, Anderson, Vitão, Coxa
Escalação: Brendon (João Pedro), Guilherme, Anderson (Coxa), Luis (Raí), Leo (Leonardo Prestes), Biro (Pedro Henrique), Vitão, Mineiro, Esquerdinha, Bruno (Andreas), Nicola
Depois disto a maioria foi tomar banho. Jantamos arroz, batata, almôndegas e salsicha. Às 20h45 fizemos uma dissertação sobre a viagem. O 98 foi dispensado até 22h, e o 96 até 22h30.
Dia 15/08 – O 98 acordou às 8h. Após banho e café, seguiram às 9h de ônibus para o jogo do dia. Antes de sair recomendei que o 96 acordasse às 9h30.
CPJ’98-A 0 x 2 Strømsgodset IF
Escalação: Brendon, Guilherme, Luis, Anderson, Nicola (Andreas), Biro, Leo, Bruno, Andreas (Mineiro), Vitão (Coxa), Esquerdinha
O filho do Roar nos disse que o ônibus chegaria dentro de uma hora, mas atrasou duas horas.
O 96-A abriu o dia com vitória:
CPJ’96-A 3 x 0 Kvik-Halor
Gols: Santos (8min), Douglas (10min), Caju (15min)
Escalação: Christian, Douglas, Ericsson, Santos, Finasi, Filé, Caju, Kito, Michael, Lucas Felipe e Wagner. Reservas: Caio e Paulo.
O 96-B tropeçou:
CPJ’96-B 1 x 2 Goit
Gol: Alisson
Escalação: Yuri Santos, Vitor, Hélio, Nabero, Yuri Borsch, Alisson, Camilo, Pedro, João Pedro, Thiago e Guilherme. Reservas: Luan, João Victor.
Ao término dos jogos o Roar foi providenciar nosso lanche. Enquanto pedi pra o Cesar comprar cinco hot-dog e distribuir aos que iriam jogar. Isto foi feito.
Às 15h50 o 96-A jogoucom o time que tinha ganhado do 96-B.
CPJ’96-A 1 x 0 Goit
Gol: Douglas (25min)
Escalação: Christian, Douglas, Ericsson, Santos, Finasi, Filé, Caju, Kito, Michael, Lucas Felipe e Wagner. Reservas: Caio e Paulo.
Com esta vitória eles já estavam na final. O Roar trouxe a comida: frios, melancia e uva. Um espertinho pegou um cacho de uva, saiu de fininho e foi comer escondido. Vergonhoso, principalmente porque tal pessoa era uma da comissão dirigente... Alimentados, tomaram banho e foram à grande final:
CPJ’96-A 4 x 0 Store Bergan
Gols: Caju (22min), Douglas (32min), Christian (38min), Finasi (40min)
Após a conquista do título, e de tanta comemoração, um fato inusitado. A direção da Sandar Cupen não tinha medalhas suficientes para todos. Então o Roar achou melhor recolher tudo, e mandar todas de uma vez para o Brasil. Cada atleta campeão ganhou uma camisa da Copa. Eu fui com o Arne na coordenação da Sandar pegar mais camisas para a equipe 96-B. Fomos bem recebidos, e nos deram muito além do que pretendíamos.De volta ao alojamento, saboreamos uma deliciosa lasanha com arroz e salada. Nos preparamos para deixar Sandefjord rumo a Oslo.
Lá pelas 22h fomos chamados ao restaurante onde nos esperava um bolo encomendado pelo Egill em homenagem aos 40 anos de fundação do Clube. Grande festa, discursos, muita choradeira dos atletas se abraçando e agradecendo pela viagem. Às 22h45 seguimos no ônibus com Roar para o aeroporto de Oslo.
Dia 16/08 – Chegamos às 2h50 ao aeroporto. Descarregadas as malas, demos por falta de três delas. Tive uma idéia. Ligamos para o Roar retornar ao aeroporto, pois as bagagens faltantes haviam ficado em um bagageiro abaixo do banco do motorista.
Às 5h fizemos o check-inn. Foi muito fácil, já que tínhamos pesado anteriormente todas as malas, distribuindo os pesos conforme a exigência da KLM. Às 6h passamos pela alfândega e voamos para Amsterdam.
Chegamos à capital da Holanda às 8h15. Após as compras no free-shop levantamos vôo às 10h15 para São Paulo. Foi um cansativo vôo de 11h de viagem. A Mariseth me arranjou três poltronas para eu poder me deitar. Só que tais poltronas ficavam debaixo do sistema de ventilação, bem no meio do avião. Foi pior do que o lugar onde eu estava.Às 17h chegamos a São Paulo. Recolhemos nossas malas, e ficamos esperando a garotada ir ao free-shop comprar os últimos presentes.
Às 19h, todos enfileirados saímos ao encontro dos nossos entes queridos.
CPJ 98
TODOS OS JOGOS, TODOS OS GOLS
HELSINKI CUP
CPJ’98 2 x 0 PPJ/ Eira Valkoine
Gols: Nicola, Esquerdinha
CPJ’98 0 x 0 GrIFK
CPJ’98 0 x 0 Kups
CPJ’98 2 x 0 VJS
Gols: Leo (2)
CPJ’98 1 x 0 HPS
Gol: Nicola
CPJ’98 0 x 0 Honka
CPJ’98 2 x 0 TuWu
Gols: Anderson e contra
CPJ’98 2 x 0 Valtti
Gols: Vitão (2)
CPJ’98 2 x 1 Mercedarios
Gols: Leo, Guilherme
CPJ’98 1 x 0 Kups
Gol: Vitão
CPJ’98 1 x 0 Honka
Gol: Biro
JOGOS VITÓRIAS EMPATES DERROTAS GOL PRÓ G. CONTRA
11 08 03 00 13 01
Artilharia: 3 gols: Leo, Vitão, Nicola (2); 1 gol: Esquerdinha, Anderson, Guilherme, Biro
GOTHIA CUP
CPJ’98 4 x 0 Hogaborgs
Gols: Nicola (2), Birô, Vitão
CPJ’98 6 x 0 Beirut
Gols: Guilherme (2), Vitão, Nicola, Leo, Lukinhas
CPJ’98 4 x 0 IFK Göteborg
Gols: Guilherme, Nicola (2), Luis
CPJ’98 4 x 1 Bromma
Gols: Leo, Guilherme, Vinícius, Biro
CPJ’98 6 x 0 Husie IF
Gols: Guilherme, Anderson (2), Biro (2), Pedro Henrique
CPJ’98 6 x 0 Athletico Lebanon
Gols: Nicola (2), Vitão, Leo, Birô (2)
CPJ’98 3 x 1 Arka Gdyana
Gols: Vitão, Leo, Vinícius
CPJ’98 2 x 2 Kalten Kirchen
Gols: Vitão, Nicola
CPJ’98 2 x 5 Bromma
Gols: Guilherme, Coxa
JOGOS VITÓRIAS EMPATES DERROTAS GOL PRÓ G. CONTRA
09 07 01 01 37 09
Artilharia: Nicola (9), 6 gols: Biro, Guilherme; Vitão (5), Leo (4); 2 gols: Vinícius, Anderson; 1 gol: Lukinhas, Coxa, Pedro Henrique.
DANA CUP (98-A)
CPJ’98-A 10 x 0 Torshavn
Gols: Guilherme, Leo (2), Vitão, Coxa, Pedro Henrique (2), Vinícius, Anderson, Esquerdinha
CPJ’98-A 8 x 0 Aksla
Gols: Vitão (4), Nicola, Anderson (2), Coxa
CPJ’98-A 2 x 0 Lidingo
Gols: Luis, Coxa
CPJ’98-A 2 x 5 Pro Touch Soccer
Gols: Guilherme, Vitão
JOGOS VITÓRIAS EMPATES DERROTAS GOL PRÓ G. CONTRA
04 03 00 01 22 05
DANA CUP (98-B)
CPJ’98-B 1 x 3 Vake 91
Gol: Biro
CPJ’98-B 6 x 1 Tars Ugilt
Gols: Pedro (2), Biro (2), Bruno (2)
CPJ’98-B 3 x 3 Herd SPK
Gols: Lukinhas, Biro, Bruno
CPJ’98-B 3 x 2 Drobak Frogn
Gols: Pedro, Bruno, Biro
CPJ’98-B 4 x 2 SV Frisia
Gols: Bruno (2), Biro (2)
CPJ’98-B 1 x 13 FC Düren-Niederau
Gol: Bruno
JOGOS VITÓRIAS EMPATES DERROTAS GOL PRÓ G. CONTRA
06 03 01 02 18 24
Artilharia Geral CPJ 98: 7 gols: Biro, Bruno, Vitão (6), P. Henrique (5); 3 gols: Coxa, Anderson; 2 gols: Guilherme, Leo; 1 gol: Vinícius, Esquerdinha, Nicola, Lukinhas, Luis.
NORWAY CUP (98-A)
CPJ’98-A 12 x 0 Kløfta
Gols: Biro, Nicola (2), Leo (4), Vitinho (2), Coxa (3)
CPJ’98-A 6 x 0 Langhus
Gols: Biro (2), Leo, Pedro, Luis, Coxa
CPJ’98-A 6 x 0 Rustad
Gols: Guilherme (2), Biro, Coxa, Luis, Leo
CPJ’98-A 8 x 0 Frigg Oslo FK 3
Gols: Luis, Biro (2), Nicola, Coxa, Vinícius, Pedro Henrique (2)
CPJ’98-A 13 x 0 Romedal
Gols: Leo (5), Luis, Biro (2), Pedro Henrique, Coxa (4)
CPJ’98-A 14 x 0 Siggerud
Gols: Leo (3), Biro (3), Nicola (2), Anderson (2), Coxa, Vitinho, Luis
JOGOS VITÓRIAS EMPATES DERROTAS GOL PRÓ G. CONTRA
06 06 00 00 59 00
NORWAY CUP (98-B)
CPJ’98-B 6 x 2 Reinsvoll IF
Gols: Pedrinho (2), Vitão, Bruninho (2) e um contra
CPJ’98-B 6 x 2 Huringen
Gols: Pedrinho (2), Vitão, Bruninho (2) e um contra
CPJ’98-B 10 x 1 Luner
Gols: Pedrinho, Vitão (4), Esquerdinha (2), Lukinhas (2), Léo
CPJ’98-B 10 x 0 Skala IL
Gols: Pedrinho (2), Vitão (3), Esquerdinha, Lukinhas, Leo, Mineiro, Bruno
CPJ’98-B 7 x 0 Rommen SK
Gols: Pedro, Vitão (2), Bruno (3), Leo
CPJ’98-B 3 x 0 …
Gols: Vitão, Bruno (2)
JOGOS VITÓRIAS EMPATES DERROTAS GOL PRÓ G. CONTRA
06 06 00 00 42 05
Artilharia Geral CPJ 98: Leo (17); 12 gols: Pedro, Vitão; 11 gols: Biro, Coxa; Bruno (10); 5 gols: Luis , Nicola; 3 gols: Lukinhas, Vitinho, Esquerdinha; 2 gols: Anderson, Guilherme; 1 gol: Mineiro, Vinícius.
SANDAR CUPEN
CPJ’98 4 x 0 Austritt
Gols: Leo, Vitão (3)
CPJ’98 1 x 2 Holmen
Gol: Biro
CPJ’98 4 x 0 Sande SK 97
Gols: Biro, Anderson, Vitão, Coxa
CPJ’98 0 x 2 Strømsgodset IF
JOGOS VITÓRIAS EMPATES DERROTAS GOL PRÓ G. CONTRA
04 03 00 01 09 04
Artilharia: Vitão (4, Biro (2); 1 gol: Leo, Anderson, Coxa
CPJ 96
TODOS OS JOGOS, TODOS OS GOLS
HELSINKI CUP
CPJ’96 4 x 0 JaPS
Gols: Caju (15min e 24min), Douglas (20min e 23min)
CPJ’96 8 x 1 Viikingit
Gols: Caju (4min, 10min, 11min, 27min), Filé (13min), Ericsson (17min), Wagner (20), Paulo (34)
CPJ’96 2 x 0 Kasiysi
Gols: Caju (19min), Paulo (37min)
CPJ’96 2 x 0 HJK
Gols: Caju (12min, 35min)
CPJ’96 2 x 0 PK 35
Gols: (contra 3min), Filé (13min)
CPJ’96 5 x 0 Honka
Gols: Paulo (24min), Douglas (25min), Caju (29min), Finasi (35min, 38min)
CPJ’96 1 x 1 OLS
Gol: Camilo (8min)
CPJ’96 3 x 0 PK 35
Gols: Caju (8min, 38min), Colon (19min)
CPJ’96 4 x 0 EPS
Gols: Douglas (12min), Paulo (32min), Caju (35min, 37min)
CPJ’96 7 x 0 OLS
Gols: Caju (8min, 12min, 16min, 19min), Douglas (10min), Finasi (11min), Paulo (27min)
CPJ’96 1 x 1 PK 35 (4 x 3)
Gol: Caju (12min) – pênaltis: Filé, Caju, Christian e Michael
JOGOS VITÓRIAS EMPATES DERROTAS GOL PRÓ GOL CONTRA
1 10 01 00 43 06
Artilharia: Caju (20 gols), Douglas (5), Paulo (4); 3 gols: Filé, Finasi; 1 gol: Ericsson, Camilo, Colon, Christian, Michael.
GOTHIA CUP
CPJ’96 3 x 0 Gideonsberg
Gols: Kito (3min), Douglas (14min), Christian (30min)
CPJ’96 5 x 1 Kvarnby
Gols: Christian (3min), Douglas (5min), Caju (8min, 15min), Thiago (25min)
CPJ’96 6 x 0 Ivydridge
Gols: Caju (3min, 35min), Ericsson (7min), Finasi (13min, 16min), Camilo (24min)
CPJ’96 4 x 1 IFK Göteborg
Gols: Caju (14min, 23min, 40min, 42min)
CPJ’96 2 x 0 Kaapo Yellow
Gols: Finasi (1min), Caju (32min)
CPJ’96 1 x 1 Tucuman (2 x 3)
Gol: Douglas (35min)
JOGOS VITÓRIAS EMPATES DERROTAS GOL PRÓ GOL CONTRA
06 05 00 01 23 06
Artilharia: Caju (9 gols), Finasi (3), 3 gols: Douglas; 2 gols: Christian; 1 gol: Kito, Thiago, Ericsson, Camilo
DANA CUP (96-A)
CPJ’96-A 5 x 0 Mullsjo
Gols: Caju (15min, 30min), Michael (24min), Finasi (26min), Douglas (32min)
CPJ’96-A 6 x 0 Vadmyra
Gols: Caju (8min, 15min, 16min), Finasi (21min, 30min), Paulo (24min)
CPJ’96-A 8 x 0 Tollnes BK
Gols: Douglas (5min), Caio (6min), Christian (9min), Paulo (10min, 38min, 39min), Caju (20min), Finasi (28min)
CPJ’96-A 4 x 0 Ludwigslusp
Gols: Caju (4min), Finasi (6min, 19min), Douglas (45min)
CPJ’96-A 3 x 0 Knattspyrnusamband Island’s
Gols: Finasi (6min, 23min), Douglas (14min)
CPJ’96-A 2 x 0 Ipswich Town
Gols: Douglas (12min), Caju (24min)
CPJ’96-A 2 x 3 Chivas
Gols: ...
JOGOS VITÓRIAS EMPATES DERROTAS GOL PRÓ GOL CONTRA
07 06 00 01 30 03
Artilharia: 8 gols: Caju, Finasi; Douglas (7), Paulo (4); 1 gol: Michael, Christian, Caio
DANA CUP (96-B)
CPJ’96-B 0 x 0 Lila Edets
CPJ’96-B 2 x 2 Sktergard IL
Gols: Thiago, João Victor
CPJ’96-B 2 x 1 Storm BK
Gols: Pedro Paulo, Allison
CPJ’96-B 0 x 0 (5 x 3) Rhythm
CPJ’96-B 0 x 0 (9 x 10) Leezner SC
Gols: Douglas (40min, 45min)
JOGOS VITÓRIAS EMPATES DERROTAS GOL PRÓ GOL CONTRA
04 02 01 01 18 16
Artilharia: ???
NORWAY CUP (96-A)
CPJ’96-A 7 x 0 Frigg Oslo FK
Gols: Douglas (5min, 26min), Caju (16min, 23min), Finasi (18min, 37min), Kito (28min)
CPJ’96-A 5 x 0 Hodd
Gols: Douglas (10min), Kito (12min), Finasi (13min), Caju (18min, 38min)
CPJ’96-A 12 x 0 Tristedalen
Gols: Caju (4min, 15min, 16min, 25min, 30min), Douglas (6min), Finasi (8min, 10min). Santos (18min, 36min), Paulo (35min)
CPJ’96-A 7 x 1 Løten/Nordbygda
Gols: Finasi (4min), Christian (15min), Kito (18min), Caju (26min, 30min, 36min), Michael (34min)
CPJ’96-A 0 x 3 Christian Bomkoy College
JOGOS VITÓRIAS EMPATES DERROTAS GOL PRÓ GOL CONTRA
05 04 00 01 30 4
Artilharia: Caju (12 gols), Finasi (6), Douglas (4), Kito (3), Santos (2); 1 gol: Christian, Michael, Paulo
NORWAY CUP (96-B)
CPJ’96-B 1 x 1 Reinoroll TF BIÄ
Gol: Thiago
CPJ’96-B 6 x 1 Huringen
Gols: Pedro (5min), Guilherme (5min, 12min, 15min), Thiago (8min), Alisson (18min)
CPJ’96-B 0 x 2 …
CPJ’96-B 0 x 3 …
CPJ’96-B 3 x 4 …
Gols: João Victor (7min), contra aos 16min, Alisson (25min)
JOGOS VITÓRIAS EMPATES DERROTAS GOL PRÓ GOL CONTRA
05 01 01 02 07 11
Artilharia: Guilherme (3), Thiago (2); 1 gol: Pedro, Alisson
SANDAR CUPEN (96-A)
CPJ’96-A 8 x 0 Skaim
Gols: Finasi (5min, 32min), Caju (8min, 29min), Ericsson (10min), Douglas (25min, 36min), Kito (35min)
CPJ’96-A 6 x 0 Sandar
Gols: Douglas (3min), Finasi (10min, 21min), Christian (15min), Caju (25min), Ericsson (38min)
CPJ’96-A 6 x 1 Trogstad/Bastad
Gols: Douglas (3min), Finasi (5min, 25min), Caju (10min, 18min, 23min)
CPJ’96-A 3 x 0 Kvik-Halor
Gols: Santos (8min), Douglas (10min), Caju (15min)
CPJ’96-A 1 x 0 Goit
Gol: Douglas (25min)
CPJ’96-A 4 x 0 Store Bergan
Gols: Caju (22min), Douglas (32min), Christian (38min), Finasi (40min)
JOGOS VITÓRIAS EMPATES DERROTAS GOL PRÓ GOL CONTRA
06 06 00 00 28 01
Artilharia: Caju (8), 7 gols: Douglas, Finasi; 2 gols: Christian, Ericsson; 1 gol: Santos, Kito
SANDAR CUPEN (96-B)
CPJ’96-B 3 x 0 Sandefjord Ballklubb
Gols: Alisson (13min), Vitor (10min), Guilherme (15min)
CPJ’96-B 3 x 0 Østsiden TL
Gols: Alisson, Pedro, Guilherme
CPJ’96-B 4 x 0 Sande SK96
Gols: Thiago (2), Alisson, Guilherme
CPJ’96-B 1 x 2 Goit
Gol: Alisson
JOGOS VITÓRIAS EMPATES DERROTAS GOL PRÓ GOL CONTRA
04 03 00 01 11 02
Artilharia: Alisson (4 gols), Guilherme (3), 1 gol: Vitor, Pedro, Thiago, Pedro
CONCURSO DE REDAÇÕES DOS ATLETAS
1º lugar - Michael Ednan Silva
“Nunca fui bom em expressar palavras, mas quando trata-se de uma viagem espetacular tudo começa a ser expressado de uma maneira diferente. Sempre imaginava que esse dia iria chegar, mas não que ele chegasse tão brilhantemente do jeito que ele chegou.
Eu acredito no meu potencial, se eu não acreditasse eu não chegaria na onde cheguei. Sempre procuro o melhor pra mim e respeitar o próximo, meu pai sempre fala que não basta só querer e nada alcançar o importante é acreditar em si mesmo, pois acreditando em si os obstáculos que vierem pela frent irá se tornar um passatempo qualquer.
A vida é um jogo de ganhar e perder, não basta só querer ganhar, pois perdendo você irá se fortalecer para outra batalha. Quando fiquei sabendo que eu poderia estar na lista dos atletas que iria disputar campeonatos na Europa, fiquei muito feliz, não só por mim, mas pelos meus pais que sempre batalham pra mim ser um grande ser humano.
Quando estava tudo confirmado pra mim viajar, meu pai e mãe conversaram muito comigo ou melhor minha família toda me deu conselhos.
No dia 09/07/10 foi o melhor dia da minha vida, chegou a hora de eu ir pra Europa, bagagens prontas, futebol no coração e a trsiteza de deixar minha família no Brasil, mas levava comigo o aprendizado que eles me passaram. Embarcamos exatamente 19h10, no avião deu aquele frio na barriga, meus amigos me falaramque era normal isso, mas a emoção maior foi quando eu pisei no aeroporto de Amsterdã, pois nunca tinha pisado em chão internacional. Mas a chegada ainda estava programada, de avião fomos pra Finlândia, chegando no aeroporto já tinha um ônibus aguardando a delegação, do aeroporto até a escola demorou 30 minutos, enfim chegamos.
Nunca tinha ido em uma praia, pois minha mãe nunca deixava, motivo: eu era bem atentado e imaginava ser um nadador. Em relação ao campeonato, no 1º jogo perdemos de 4 x 0 e no campeonato todo o time jogou com alegria, emoção e muita garra.
Com muita dedicação e esforço chegamos na final, empatamos no tempo real e a decisão ficou nos pés dos batedores e nas mãos do nosso goleiro, erramos o 1º pênalti, mas não se abalamos, o Lucas defendeu dois pênaltis e no final sobrou pra mim converter o último pênalti, com a graça de Deus eu fiz o gol e gritei com muita emoção, é campeão. Fomos pra Suécia de navio, mais uma missão pra mim, pois nunca andei de navio, posso dizer que a Finlândia ficaria na minha mente por toda a vida.
Fizemos passeios interessantes e eu curti bastante.
Chegamos na Suécia, fizemos uma viagem longa de navio que durou 12 horas e mais uma viagem de ônibus que durou 6 horas. Chegamos na escola prevista, fizemos uma boa campanha no campeonato, mas ocorreu um imprevisto, fomos desclassificados nos pênaltis, eu também errei um dos pênaltis, futebol é isso eu converti na final e errei nas outras. Mas a maior emoção que estava para vir era que com todo o sofrimento da derrota só aumentou mais a união do time.
Fomos de navio para a Dinamarca, muita emoção e disposição em busca de mais um título. Estamos fazendo uma boa campanha no campeonato e se Deus quiser estaremos entre os dois melhores do campeonato e levaremos o título. Estou muito feliz e um pouco triste, motivo da felicidade estou na Europa com meus melhores amigos, e o motivo da tristeza é que os meus pais não estão aqui do meu lado, mas eles estão muito orgulhosos de mim e procuro não decepcioná-los. Agradeço a eles por tudo e estou com muitas saudades.
Obrigado pai e mãe.
DELEGAÇÃO EUROPA 2010
Categoria 1996
Allisson Felipe G. da Silva
Brunno Mallmann Colon
Caio Vinicius de Oliveira Leme
Christian Pujol Fogaça Anderaos
Douglas de Moura Duarte
Ericsson da Silva Santos
Gabriel Santos Miranda da Silva
Guilherme Luz Mendonça
Helio Affonso de Miranda Neto
João Pedro Veríssimo Soares
João Vitor Plancke Marçal
Johnatan Lopes Fava
Luan Roberto Martins da Silva
Lucas de Oliveira Freitas
Lucas Felipe H. de Oliveira
Lucas Prates Martins
Maikon Santos Moreira
Matheus Carazzato Camillo
Matheus Nabero Horácio
Michael Ednan Silva
Paulo Henrique Pereira Junior
Pedro Paulo de A. de Oliveira
Thiago Machado Guedes
Victor Sylvestre Santana
Wagner Gdikian Barretto
Yuri Brosch Fernandes da Silva
Yuri dos Santos Silva
Categoria 1998
Anderson dos Santos Gomes
Brendon Silva Freitas dos Santos
Bruno Gori Valiate
Fernando Faustino da Silva
Guilherme Dias de Souza
Gustavo Amorim Nicola
João Pedro Lombardi Precioso
Leonardo Fonseca de Oliveira
Leonardo Prestes Dias
Lucas dos Santos Antunes de Oliveira
Lucas Eduardo Aguiar T. de Oliveira
Lucas Teixeira
Luis Gustavo da Silva Carvalho
Pedro Henrique D. Nascimento
Pedro Ortelli Barbosa da Silva
Philipe Lima de Oliveira Silva
Raí Veríssimo Soares
Victor Hugo Lopes P. Sergio
Victor Mendonça Souza Lima
Vinicius Manera Pelucio
Comissão Técnica
Alex Eduardo Precioso
César Augusto Anderaos
José Eduardo Menk Nicoletti
José Guimarães Junior
José Reinaldo da Silva
Luciana Maria Barbosa
Mariseth Guimarães
Paulo Henrique Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário